RESIDÊNCIA CORPOS ESTRANHOS 2019

Inscrições encerradas!

“Corpos Estranhos: o Rio de Janeiro continua lindo e opressor” é um projeto de formação e suporte no campo das artes e do ativismo estético-político desenhado para promover a visibilidade, capacitação e auto-representação de jovens artistas em condições de vulnerabilidade, entre elas pessoas trans, não binárias, indígenas e negras.

Este projeto foi concebido como uma reação ao assassinato da artista Matheusa Passareli e a partir da nossa permanente indignação diante da violência contra corpos historicamente submetidos a violações de direitos e condições precárias.

Durante o mês de agosto de 2019, o espaço da Despina irá funcionar como um centro de convivência e ativação coletiva, com um programa de residências e uma agenda pública que inclui cineclube, diálogos e oficinas.

CONVOCATÓRIA PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS

Procuramos artistas com diversidade de corpos, subjetividades e práticas que se proponham a mediar sentidos e interlocuções com o público. Intencionamos construir dispositivos de levante para a criação de novos mundos e auto afirmação das potências dissonantes. Serão selecionadxs 4 (quatro) artistas que vivem no Rio de Janeiro. O comitê de seleção irá analisar a afinidade das propostas com o conceito do projeto.

O PROGRAMA OFERECE

  • Ateliê coletivo
  • Suporte curatorial (encontros individuais e em grupo)
  • Encontros semanais para acompanhamento de projetos
  • Suporte administrativo e logístico
  • Bolsa de participação no valor de R$1.500 (mil e quinhentos reais) por artista
  • Verba para produção no valor de R$ 500 (quinhentos reais) por artista
  • Mostra final para apresentar os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelxs artistas durante a residência


BAIXE AQUI O EDITAL DE INSCRIÇÃO E VEJA COMO PARTICIPAR.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 22.05.2019

O RESULTADO DA SELEÇÃO SERÁ INFORMADO NA PRIMEIRA SEMANA DE JULHO!

Este projeto foi concebido pela Despina em colaboração com Sabine Passareli. É financiado através de uma doação organizada por Alexander e Chantal Maljers-van Erven Dorens em homenagem à Matheusa Passareli, que participou em 2017 do projeto Bison Caravan Brasil, coordenado por Chantal.