Parceiros

PCF_logo_parceiroDespina faz parte do quadro internacional de instituições parceiras do Prince Claus Fund e recebe um suporte financeiro para a realização do projeto “Arte e Ativismo na América Latina”, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, oficinas, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Em setembro de 2014, também com o suporte do Prince Claus Fund, foi realizado o projeto “Iran-Rio Arte Connection”, que contemplou quatro artistas iranianos com bolsas integrais para participar de uma residência artística no Rio de Janeiro.

 

Central_Saint_Martins_logo

Nos últimos dois anos, Despina tem organizado leituras de portfolio e apresentações públicas no Rio de Janeiro dos cursos de pós-graduação da Central Saint Martins – University of The Arts London. Esta parceria se consolidou em 2016 com a participação de quatro artistas formados pela instituição britânica em um ciclo especial de residências no nosso espaço. Mais informações por aqui.

 

res_artisDespina é membro da RES ARTIS, uma rede global com mais de 400 membros, incluindo organizações, institutos, museus, centros culturais e artistas – todos de alguma forma envolvidos com programas de residências internacionais.

 

 

diagonale_art_consul

O centro de arte contemporânea canadense Diagonale, com o suporte do Arts Council de Montreal, são parceiros da Despina em um projeto especial que oferece uma bolsa anual integral para artistas que moram e trabalham em Quebec participarem do nosso programa de residências. Mais informações por aqui.

 

 

Premio_Foco_ArtRio_geralDespina faz parte do comitê de seleção do Prêmio Foco Bradesco ArtRio, que tem o objetivo de descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes (com até 15 anos de carreira). A cada edição, três artistas selecionados recebem bolsas integrais para participarem de residências artísticas em importantes instituições do Brasil ou exterior, entre as quais, a Despina.

 

 

31bienalSP_logoDespina foi a instituição escolhida para sediar o encontro aberto da 31ª Bienal de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro, que aconteceu em maio de 2014. Parte de uma série de debates organizados pela equipe curatorial da exposição, estes encontros abertos acontecem em várias cidades do Brasil e funcionam como uma estratégia fundamental da Fundação Bienal de São Paulo para ampliar o diálogo e a troca de experiências com o público em âmbito nacional.

 

 

 

encontroscarbonicos14Despina participou de diversas ações em parceria com a revista Carbono, uma publicação especializada em temas relacionados à arte, natureza e ciência, coordenada pelos artistas Marina Fraga e Pedro Urano. Dentre estas ações, os Encontros Carbônicos aconteceram entre março e abril de 2014 como uma exposição coletiva de arte contemporânea, com a participação de artistas e cientistas em reuniões transdisciplinares (projeto realizado com o suporte da Funarte).

 

 

Feira_Turne_Rio_logoEm 2014, Despina recebeu a feira independente de livros de arte Turnê no Rio de Janeiro – uma parceria com A Bolha Editora. Durante dois dias, a feira apresentou uma variedade de produções de artistas independentes, além de reunir pequenos editores e distribuidores.

 

 

 

 

art_port_logomarcaA ArtPort é uma organização internacional que aborda questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente através de projetos de arte e programas educacionais. Despina trabalhou como parceira da organização no Prêmio ArtPort “Cool Stories for When The Planet Gets Hot IV” (2013), participando como membro do comitê de seleção e oferecendo uma bolsa integral para o seu programa de residências para um dos artistas premiados, o alemão Bodo Korsig.

 

 

brazil_foundationDespina serviu como plataforma de exibição e difusão de vários projetos da Brazil Foundation, uma organização não-governamental que apoia iniciativas e soluções para os desafios enfrentados por comunidades de todo o país. Entre alguns projetos, destaque para “Juventude em Ação – Arte Urbana Carioca”, uma exposição de fotos de várias instalações criadas por jovens artistas nas comunidades do Rio de Janeiro.