O Programa

Histórico do Programa
Clique em qualquer imagem abaixo e navegue pela história do Programa de Residências Despina. Desde 2013, já recebemos aproximadamente 150 artistas de diferentes partes do mundo.

Sobre o Programa
O Programa de Residências Despina é voltado para artistas e curadores que desejam imergir em suas pesquisas e projetos. O programa busca encorajar a troca de ideias e instigar a experimentação de práticas, conceitos, poéticas e materiais, permitindo ao artista/curador visitante uma produção em resposta ao novo ambiente e às novas interlocuções. O programa também estimula a reflexão sobre a realidade local e incentiva o residente a investigar o fértil contexto socio-cultural e político brasileiro. Artistas e curadores selecionados têm a oportunidade de viver e trabalhar no Rio de Janeiro e participar de atividades como conversas, encontros com curadores, visitas a ateliês e a exposições.

O Programa inclui:

– ateliê
– acomodação (opcional)
– suporte curatorial (encontros individuais)
– encontros semanais para acompanhamento de projetos
– visitas a ateliês e a exposições
– oportunidade para propor e ministrar workshops
– suporte administrativo e logístico
– evento de ateliê aberto para apresentar os residentes e suas pesquisas/projetos ao público

Para convocatórias e maiores informações, clique aqui.

Despina construiu uma reputação destacada no Brasil e no exterior no campo da residência artística. Com foco em práticas, projetos e desenvolvimento de pesquisas, um programa personalizado é projetado para atender às necessidades de cada artista / curador. Trabalhamos individualmente para apoiar e criar uma rede de contatos, referências e afeto. Nossa equipe de colaboradores inclui renomados curadores da cena latino-americana contemporânea, como Pablo León de la Barra, Raphael Fonseca, Bernardo José de Souza, Victor Gorgulho, Ulisses Carrilho, Daniela Mattos, Keyna Eleison, Alexandre Sá, entre outros.