bison_thumb5

Bison Caravan

Exposições Anteriores
10.03.2017

Bison Caravan é uma escultura social formada por obras de arte que remetem à imagem de um búfalo e que viajam o mundo. Onde o “rebanho” para e descansa, acontece uma exposição e um festival.

Artistas locais e internacionais são convidados a criar coletivamente obras de arte que representem ou se relacionem com a imagem do búfalo.

O búfalo é uma metáfora para a conexão da arte com a natureza, ressonando nas teorias de Joseph Beuys, artista alemão que cunhou o conceito de esculturas sociais.

A caravana já passou pela Dinamarca, França, Holanda, Polônia, Mali e Canadá, incorporando trabalhos de mais de 300 artistas.

Bison Caravan viaja por uma uma trilha imprevisível em que as obras de arte estão unidas pelo espírito de grupo e por artistas de diferentes continentes; eles unem ao mesmo tempo em que destróem fronteiras e separações criadas pela história humana.

O projeto foi conceitualizado pelo artista holandês Hilarius Hofstede e conta com um financiamento parcial do Mondriaan Fonds. Tendo em vista o seu caráter nomâde e o diálogo entre cultura e natureza, a Bison Caravan traz uma contribuição aos debates atuais sobre políticas de (i)migração e sustentabilidade.

Como funciona? Durante a Bison Caravan Rio 2017, artistas locais são convidados a formar um “rebanho”, juntamente com um grupo de artistas holandeses. A ideia é criar obras inspiradas na imagem do búfalo e posteriormente doá-las, para que passem a compor uma coleção universal. Essas obras produzidas nunca poderão ser vendidas, reforçando o poder ilimitado da arte, que ultrapassa os limites da política, da economia ou da religião. Bison Caravan é uma fundação autárquica. Depois de ter viajado pelo mundo, a coleção será eventualmente doada a uma causa ameríndia.

Entre os dias 7 e 9 de março de 2017,  o processo colaborativo entre artistas holandeses e brasileiros acontece nos ateliês da Despina, onde os participantes poderão se reunir e trabalhar na concepção e no desenvolvimento das obras. Todo esse processo culmina em uma mostra multidisciplinar no dia 10 de março, aberta ao público.

Programação Geral – Bison Caravan Rio 2017

04/03 (16h-20h): Pós-Carnaval Paleolítico – Arte Clube Jacarandá – Vila Aymorés,  Glória.

06/03 (17h -20h): Seminário Bison Caravan/Esculturas Sociais na Casa França-Brasil, Centro.

07-10/03 (13h-17h): Residência colaborativa na Despina, Centro.

08/03 (21h-23h): Festival Música da Alma (Mulher Búfalo Branco) no Bar Semente, Lapa.

10/03 (20h – 23h): Mostra Bison Caravan Brasil Epiphany, na Despina, Centro.

Serviço

Bison Caravan Rio 2017
Ocupação-residência + mostra final
De 7 a 10 de março, na Despina
Mostra final: 10 de março, a partir das 19 horas
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado
Centro – Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita

Mais informações
http://bisoncaravan.com

Artistas participantes
Hilarius Hofstede, Berend Strik, Rob Birza, Valentijn van der Heide, Femi Dawkins, Noah Latif Lamp, Janine van Oene, Fleur Stoltenborgh, Tanja Ritterbex, Fabia Schnoor, Cabelo, Paulo Vivacqua, Vincent Rosenblatt, Paula Villa Nova, Ricardo Castro, Thiago Facina, Anitta Boa Vida, Anna Costa e Silva, João Penoni, Rodrigo Garcia Dutra, Marcio Resende Mendonça, Manoel Martins Neto, Jorge Costa, Pedro Rangel Almeida, Marc Kraus, Natália Brescancíni, Mariana Soares Leme, Anyi Lorena Nino, Maria Palmeiro, Matheus Passareli, Gian Shimada, Marcio Resende Mendonça, Daniel Gnattali, Guga Ferraz, Anápuáka Tupinambá, Denilson Baniua, Rob Post, Natalia Machiavelli, Joana Silleman.

Intervenção musical
Simone Sou, Xarlô, Maria Luiza, Kynnie Williams, Ana Sucha, Jana Linhares, Natalia Machiavelli e Paula Villa Nova

Realização
Fundação A Hora do Brasil
Luana Ferreira e Chantal Van Erven Dorens
CARP Brazil – Contemporary Art Research and Projects
LF / PR

Patrocinador
Mondriaan Funds

Apoio
Consulado do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro

Parceiros – Bison Caravan Rio 2017
Despina | Largo das Artes, Arte Clube Jacarandá, Casa França-Brasil (Governo do Estado do Rio de Janeiro), Bar Semente, Cerveja Paquetá.

parceiros