exchange_uk_br_thumb2

Programa de Intercâmbio – British Council

Projetos
2017 - 2018

British Council selecionou um projeto de colaboração entre a Despina e a Fruitmarket Gallery (localizada em Edimburgo, Reino Unido) para participar do seu Exchange Programme – Programa de Intercâmbio em 2017/2018.

Este programa incentiva a colaboração através da troca de conhecimentos e melhores práticas para o desenvolvimento do setor cultural, fornecendo recursos às instituições para promover a capacitação das equipes de profissionais e aumentar a compreensão intercultural, resultando em parcerias.

British Council buscou candidaturas interessadas no intercâmbio mútuo de profissionais de instituições do Brasil e do Reino Unido, permitindo que os selecionados desenvolvam uma residência com a instituição parceira ou universidade por um período mínimo de duas semanas e máximo de um mês. Foram mais de doze projetos colaborativos contemplados; conheça as demais organizações selecionadas por aqui.

A primeira fase desse intercâmbio já começou, com a chegada de Iain Morrison ao Rio de Janeiro. Iain é gerente de empreendimentos da The Fruitmarket Gallery, responsável pela atividade comercial e pelas ações multi-plataformas da instituição. Desde o início de setembro, ele tem vivenciado as nossas atividades, em especial o projeto Arte e Ativismo na América Latina, que conta com o suporte do Prince Claus Fund.  Neste processo imersivo, a ideia é compreender o contexto político atual brasileiro, tendo como referência o circuito de arte independente da cidade. Por meio desse recorte, emerge o interesse da The Fruitmarket Gallery em compartilhar as suas experiências na esfera da arte e da política, além de identificar formas com que recebemos públicos marginalizados (migrantes, população LGBT, etc.) e de que maneira respondemos às suas expectativas.

ian_morisson_site_2
Iain Morrison, da Fruitmarket Gallery, participa do Programa de Intercâmbio do British Council com a Despina

Além do trabalho com a The Fruitmarket Gallery, Iain também é músico e poeta; atualmente está escrevendo uma série inspirada em conversas realizadas em galerias de arte e que responde à maneira como nos agrupamos e aprendemos através da participação na vida de um espaço. Este projeto faz parte de uma residência que ele participa na Galeria John Hansard, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

E em dezembro, é a vez da Despina cruzar o Atlântico e visitar a Fruitmarket Gallery. Mais informações em breve!