Performance “Lamento Kayapó” + Conversa com artistas em residência

Acontece
Terça, 22.08.2017

Arte e Ativismo na América Latina – ano II (2017)

Dando sequência às ações e atividades do ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA, um projeto da Despina realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, convidamos todxs para uma conversa com os artistas em residência selecionados para a edição deste ano – Carlos Martiel, Cristiano Lenhardt e Mariela Scafati. Antes da conversa, será apresentada pela primeira vez ao público a performance “Lamento Kayapó”, concebida pelo artista cubano Carlos Martiel. Atenção que esta ação terá início antes da conversa, às 19 horas, portanto, chegue cedo! Haverá um bar no espaço vendendo cerveja e água (pagamento somente em dinheiro).

Sobre os artistas em residência

Carlos Martiel (Cuba) é conhecido por suas ações performáticas viscerais que expõem críticas sobre questões contemporâneas associadas ao seu país de origem e ao resto do mundo. Seu trabalho tem no corpo um espaço para o discurso, refletindo sobre as relações de poder e o contexto social.

Mariela Scafati (Argentina) é considerada uma das artistas argentinas mais importantes de sua geração. Seu trabalho é muitas vezes pautado por questões de gênero e transita pela pintura, bordado, escultura, instalação, serigrafia e educação.

Cristiano Lenhardt (Brasil) tece sua prática artística como um jogo ilusório entre o plano bidimensional e o espaço tridimensional. A partir de vídeos, performances, observações, fotografias, desenhos e gravuras, o artista busca na realidade ordinária e mundana ferramentas para construir uma obra que acontece por atração e transformação dos materiais e símbolos.

Sobre “Lamento Kayapó”

Esta performance, que é parte do processo de pesquisa de residência do artista cubano Carlos Martiel na Despina -, procura refletir sobre a violência a que têm sido historicamente submetidas as populações indígenas no Brasil. Também lança luz a respeito das formas de resistência praticadas por essas mesmas populações – especialmente os Kayapós – para preservar seus costumes, demarcar seu território e para combater pacificamente as ameaças dos ruralistas e das indústrias mineradora e madeireira.

***

ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA é um projeto da Despina, realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, workshops, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Nesta segunda edição (2017), o projeto tem como tema o CORPO e se estende de maio a outubro. Mais informações e programação completa, por aqui.

Serviço
Performance “Lamanto Kayapó” + Conversa com artistas em residência
Quando: terça-feira, 22 de agosto
Horário: 19 horas*
Local: Despina | Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita

Crédito da imagem
Estudo para “Lamento Kayapó”
Desenho de Carlos Mariel

 

combo_partners_final