flyer_oficina_danitza_site2

“Nuestra venganza es ser felices” – Oficina gráfica feminista com Danitza Luna

Acontece
7 encontros entre maio e junho

Participe!

Arte e Ativismo na América Latina – ano III (2018)

Oficina coordenada por: Danitza Luna

“Nuestra venganza es ser felices” (Nossa vingança é sermos felizes) é uma oficina gráfica feminista livre e gratuita para mulheres de todos os tipos, de todas as formas e todas as cores, de todas as profissões e ocupações, de todas as origens imagináveis e inimagináveis, mulheres criativas e mulheres raivosas, silenciosas e barulhentas. Mulheres em estado de rebelião irreversível e irreprimível.

“Nuestra venganza es ser felices” é uma inscrição em grafite do movimento feminista boliviano “Mujeres Creando”, que também funciona como a síntese de um método, uma estratégia de luta, força e resistência. Mas que não quer ser apenas resistência.

Durante a oficina, serão utilizados apenas lápis e papel. Não é necessário ter experiência anterior em desenho ou arte. Serão três horas de um trabalho mais político do que artístico, cujos resultados gráficos estarão compilados em uma memória impressa que será distribuída para todas as mulheres que participarem dos encontros.

A oficina acontece em 7 datas diferentes. Confira abaixo a programação dos encontros, não é necessária inscrição prévia, basta aparecer no nosso espaço no dia (ou dias) em que deseja participar. A Despina está localizada à Rua do Senado, 271 (Centro). Metrô mais próximo: Central.

Programação

Sábado – 19 de maio – das 15 às 18 horas

Terça-feira – 22 de maio – das 18 às 21 horas

Quinta-feira – 24 de maio – das 15 às 18 horas

Sábado – 26 de maio – das 15 às 18 horas

Terça – 29 de maio – das 18 às 21 horas

Terça-feira – 5 de junho – das 18 às 21 horas

Quinta-feira – 7 de junho – das 15 às 18 horas

Atenção! Os encontros não são contínuos. Você pode participar de quantos quiser.

***

Sobre a artista proponente

Danitza Luna é uma mulher feminista boliviana, cartunista e designer gráfica, que vive e trabalha em La Paz. É formada em Artes Visuais pela Universidad Mayor de San Andrés, com especialização em escultura. Desde 2011, integra o movimento político anarco-feminista “Mujeres Creando”, uma das plataformas de arte e ativismo mais importantes e influentes do seu país, que desenvolve projetos artísticos de intervenção e performance em espaços públicos, além de oficinas de arte e serigrafia e programas educacionais em universidades e sindicatos de mulheres. Dentre as exposições recentes que participou como parte do movimento, destaque para a mostra “Muros Blandos”, no Museu da Solidariedade Salvador Allende, em Santiago do Chile (2017), onde desenvolveu, junto com as artistas Esther Angollo e Maria Galindo, uma série de murais provocativos e irônicos que ressaltaram algumas polêmicas políticas e religiosas. Já em 2016, desenvolveu especialmente para a Bienal Internacional de Artes da Bolívia (também com Esther e Maria) os projetos de intervenção pública “Altar Blasfemo” e “Escudo Anarco-Feminista Antichauvinista”, que ocuparam o muro externo do Museu Nacional de Arte da Cidade de La Paz. E em 2015, participou do Encontro Internacional de Arte de Medelín – “Historias Locales / Prácticas Globales”, na Colômbia, onde ministrou com demais membros do coletivo a oficina de serigrafia “Grafica Feminista, No acepto ser cosificada”, no Museu de Antioquia. Os resultados dessa experiência foram exibidos em um mural público na ruas de Medelín.

Serviço

O quê: Oficina gráfica feminista “Nuestra venganza es ser felices” – com Danitza Luna (gratuita)
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Quando: 7 encontros – 19.05 (sábado, das 15 às 18 horas); 22.05 (terça, das 18 às 21 horas); 24.05 (quinta, das 15 às 18 horas); 26.05 (sábado, das 15 às 18 horas), 29 de maio (terça, das 18 às 21 horas); 5.06 (terça, das 18 às 21 horas) e 7 de junho (quinta, das 15 às 18 horas).
Vagas: ilimitadas
Faixa etária: mulheres de 14 a 99 anos.
Como se inscrever: não é necessária inscrição prévia, basta aparecer no nosso espaço no dia (ou dias) que deseja participar.

Crédito da Imagem
Colagem de produtos gráficos desenvolvidos em oficinas anteriores do “Mujeres Creando”.