Oficina Esculturas Comunitárias

A artista peruana Maga Berr está no Rio de Janeiro realizando um projeto de pesquisa artística dentro do Programa de Residências Despina. A sua participação nesta residência artística acontece graças a uma bolsa que ela recebeu na  Holanda, país onde vive e trabalha.

Sua pesquisa investiga as desigualdades sociais dentro dos sistemas urbanos de habitação e planejamento urbano. O desenvolvimento do projeto se dá a partir de entrevistas com  pessoas afetadas positiva ou negativamente por essa situação de desigualdade urbana e também a partir da produção de trabalhos esculturais que pretendem desafiar este problema de alguma forma.

A artista está organizando uma oficina para o dia 6 de julho (sábado), das 10 às 18 horas, na Despina (que fica na Rua do Senado 27 – Centro).

Será um momento para refletir sobre as diferentes realidades de luta de grupos de diversas comunidades. Será também um momento para capturar essas reflexões e sonhos do futuro em esculturas ou outros objetos de arte.

A oficina é voltada para um grupo diversificado de pessoas com experiência em luta para conseguir uma moradia digna. Os participantes devem viver em comunidades vulneráveis da cidade.

Alguns materiais relevantes para a oficina serão utilizados. Serão oferecidos argila, madeira, ferro e materiais reciclados para a construção das obras. Os participantes poderão trazer objetos que simbolizam sua luta e sonhos para incluir em suas produções. O diálogo que ocorre entre pessoas de diferentes comunidades será uma inspiração para a construção de esculturas. Durante a oficina, Maga Berr irá compartilhar seus conhecimentos artísticos, além de mediar as trocas e diálogos entre os participantes.

As obras desenvolvidas durante a oficina serão expostas no último final de semana de julho na Despina, durante evento de ateliês abertos (Senado Tomado). As mesmas obras poderão ser levadas às suas respectivas comunidades no final de julho (entre os dias 29-31). Importante lembrar que todos os trabalhos serão exibidos no espaço com o nome do autor(a).

Cada participante da oficina receberá uma bolsa-auxílio no valor de 50 reais.

Você e sua comunidade são convidados(as) e bem vindos(as)!

Vagas limitadas a 12 participantes!

Para garantir o preenchimento das vagas, cada interessado deve confirmar a sua participação pelos próximos 10 dias enviando um whatsapp para o número 00310618246012 informando o seu interesse em participar + nome completo e endereço. Ou um email direto para magaberr0000@gmail.com com o título “Inscrição Oficina Despina” + nome completo e endereço.

Mais informações sobre a artista e sua trajetória
www.magaberr.net
http://despina.org/maga-berr/