thumb_site

Oficina de serigrafia queercuirkuir

Acontece
Quarta, 13.09.2017

Atenção desobedientes, monstxs, travestis, trans, bichas, ​​sapas, prostitutxs, artistas, não artistas, pedestres, dançarinxs, professorxs, caminhantes, sonhadorxs, designers, escandalosxs, tímidxs, solitárixs e acompanhadxs! Para participar, você só precisa se dispor a estar juntx! 😉

Esta oficina acontece na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro, das 16 às 20 horas no nosso sobrado da Rua Luis de Camões, 2 (Centro). Será coordenada pela artista argentina Mariela Scafati, que participa do coletivo “Serigrafistas Queer” e está atualmente em residência no Rio de Janeiro para a segunda edição do Arte e Ativismo na América Latina, um projeto da Despina com suporte do Prince Claus Fund.

Tendo como ponto de partida a serigrafia – uma técnica que multiplica ideias, desejos e modos de fazer coletivo – , vamos pensar, trabalhar em conjunto em espaços públicos, compartilhar estratégias de trabalho coletivo, parcerias e alianças fluidas. Se existe afeto, existe a serigrafia!

Axs interessadxs em participar, é importante trazer papéis, tecidos, camisas, tudo o mais que você deseja estampar.

A ideia é continuar o trabalho com algumas telas, que já foram criadas na semana passada durante oficina realizada na Casa Nem – em preparação para a próxima “Marcha das Vadias”. Algumas frases já foram cunhadas, como “Nemhuma a menos”, “Cadela o dia todo” e “Meu corpo, minhas regras”, entre outros slogans antecipados pelo coletivo “Serigrafistas Queer”, como “Lucha ama a Victoria”, “Poder para as vaginas trans masculinas”, “Corpos desobedientes, produção paralisada”. A partir daí, vamos pensar coletivamente novas proposições. Mariela também irá compartilhar parte de seu arquivo de camisetas, realizando a performance “Nem verdade, nem falso”.

Esperamos todxs vocês!

INFO

MARIELA SCAFATI é considerada uma das artistas argentinas mais importantes de sua geração. Seu trabalho é muitas vezes pautado por questões de gênero e transita pela pintura, bordado, escultura, instalação, serigrafia e educação.

SERIGRAFISTAS QUEER (SQ), auto-intitulado como um “não-grupo”, nasceu em 2007. O coletivo tem sediado reuniões periódicas em que são pensados e discutidos slogans. Screenprints e stencils são montados em vários formatos de impressão para serem usados na Parada do Orgulho LGBT, que é realizada anualmente em diferentes cidades da Argentina. Os materiais produzidos são mantidos e re-utilizados livremente em outras ações.

ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA é um projeto da Despina, realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, workshops, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Nesta segunda edição (2017), o projeto tem como tema o CORPO e se estende de maio a outubro. Mais informações e programação completa por aqui.

SERVIÇO
Oficina de serigrafia queercuirkuir
(com a artista argentina Mariela Scafati)
Onde: Despina | Largo das Artes
(Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro)
Quando: quarta-feira, 13 de setembro
Horário: das 16 às 20 horas
Entrada gratuita

CRÉDITO DA IMAGEM
Mídia Ninja (Registro da oficina de serigrafia realizada no dia 2 de setembro na Casa Nem, no Rio de Janeiro, em preparação para a próxima “Marcha das Vadias”).