Linda Söderholm & Žiga Gerbec

Artistas em Residência
01.05.2016 - 30.06.2016

Linda Söderholm & Žiga Gerbec vivem e trabalham em Liubliana, capital da Eslovênia. Estão envolvidos com a dança e a música associadas à cultura hip hop, ou breakdancing para os mais familiarizados. Também desenvolvem trabalhos que utilizam técnica mista. Juntamente com outros membros associados à ONG eslovena GOR (http://www.drustvogor.org/ e https://www.facebook.com/drustvo.gor/), organizam festas em clubes, apresentações de dança, oficinas e outros eventos relacionados à cultura hip hop. GOR tem como missão desenvolver a cena local por meio de ações educativas voltadas aos jovens interessados ​​nesta cultura.

Linda é mestre em artes e novas mídias pela Aalto University School of Arts and Design, MediaLab Helsinque, na Finlândia. Também é mestre em língua e literatura russa pela Universidade de Helsinque. Atua como designer gráfica freelancer e sua prática artística transita pela tipografia, grafite, fotografia analógica/digital e vídeo (http://superflinda.fi/).

Žiga começou “b-boying” em 2004 e desde então tem participado de muitos eventos internacionais de breakdancing. É bem ativo e influente no desenvolvimento da cena local na Eslovênia, onde leciona e organiza vários eventos. Além disso, também é DJ e um obstinado colecionador de discos.

Durante participação no Programa de Residências Despina, o duo pretende organizar um evento com o título “À Sombra das Olimpíadas”. Este projeto será uma continuação lógica de um trabalho anterior sobre b-boys e b-girls desenvolvido na África Ocidental (2014) e na Finlândia (2011). Desta vez, a ideia de Linda & Žiga é explorar as conexões visuais, musicais e performáticas e os significados da cultura hip hop em uma cidade tão diversa como o Rio de Janeiro. Para tanto, desenvolveram o conceito do “Rua 2016”, uma espécie de “anti-olimpíada”, que pretende reunir uma serie de atividades marginalizadas pelo “espírito olímpico” e que irão ocupar as ruas da cidade no período que antecede os jogos oficiais.  Nos primórdios dos jogos, havia uma ampla gama de atividades, que incluía leitura de poesia, música, bem como a participação de competidores amadores.

No próximo domingo, dia 26 de junho, o público poderá conferir, enfim, o “Rua 2016”, que acontece em parceria com o coletivo I Love XV, na praça XV de novembro. Qualquer um pode participar das exibições das modalidades (que foram escolhidas por votação na internet) – é só comparecer entre 13 e 18 horas. O evento ainda conta com  discotecagens de DJ Kong, Alex Freeze, Tillo e Dziga. Não perca!

Mais informações

www.rua2016.info
www.facebook.com/ruario2016
instagram.com/rua2016

 

Galeria de Fotos