Jennifer Taylor

Artistas em Residência
01.08.2016 - 31.08.2016

Vive e trabalha em Londres, onde desenvolve projetos relacionados à performance ao vivo, filme experimental e instalação em grande escala. É mestre em escultura pelo Royal College of Art e graduada em artes visuais pela Escola Ruskin da Universidade de Oxford. Jennifer já expôs na Fondation Cartier pour l’art contemporain, em Paris; The Wapping Project e The Institute of Contemporary Arts (ICA), em Londres; Art First em Bolonha; e Oxford Arte Moderna.

A prática de Jennifer se relaciona com a energia existente enquanto sistema e com as tecnologias e comportamentos excessivos que são incitados a uma situação de crise ou colapso e que crescem fora de controle. A ansiedade antecipatória destes momentos se manifesta na forma de performances ao vivo com balões gigantes que ameaçam estourar, instalações caóticas em estado terminal e desenhos processuais que tendem a impulsionar a mente e o corpo, bem como o suporte, aos seus limites.

Seu trabalho também percorre conceitos como o trans-humanismo e a relação corpo-tecnologia, que abrem questões como o controle das máquinas sobre o humano e o nosso potencial desamparo frente à falência tecnológica ou à sobrecarga dos sistemas. Jennifer busca explorar o temor de nos aprisionarmos fisicamente por máquinas corrompidas. Suas ações normalmente descambam para uma pantomima de cyborgização low-fi. Balões gigantes parecem fundir-se na forma de uma figura feminina solitária, que lembra alguns parasitas repugnantes. Estes, por sua vez, parecem reduzí-la lentamente a uma versão mal formada, primordial de si mesma. Perdida dentro de paisagens desoladas, em meio a relíquias antigas e obscuras, esta figura singular e isolada parece presa dentro de um pesadelo impossível, sem chance de resgate. Seria ela o último elemento humano remanescente na Terra?

Selecionada para participar do Programa de Residências Despina, Jennifer pretende expandir a sua pesquisa e prática através da introdução de elementos têxteis nas suas ações, que devem buscar referenciais culturais locais como o teatro, carnaval e outras manifestações de rua.

Mais informações
http://jennifertaylor.co

Galeria de Fotos
em breve