Iah Bahia

Artistas em Residência
01.08.2019 - 31.08.2019
[bio atualizada em janeiro de 2024]

São Gonçalo, 1993 (RJ). Trabalha com diferentes materialidades, buscando a forma desde a experimentação, processo e abstração. Desenvolve sua prática-pesquisa com base na observação do espaço habitado e em sua relação transdisciplinar com a matéria-tecido, matéria-lixo, matéria-papel e outros elementos compositivos e transitórios. Suas obras evidenciam tensões e conflitos entre matéria, forma, texturas e planos cromáticos a partir de proposições imaginativas e processuais, convocando o rearranjo das matrizes polinizadoras em poéticas ecossistêmicas.
Tendo iniciado seus estudos artísticos em cursos livres na Escola de Artes Spectaculu e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, é formada no curso técnico em Design de Moda pela Anhanguera. Atualmente, cursa a Graduação em Escultura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Como artista selecionada, esteve presente na Elã, residência formativa no Galpão Bela Maré (2022), e no programa de residência do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2020).

***

A residência da artista Iah Bahia foi comissionada por meio de uma doação organizada por Alexander e Chantal Maljers-van Erven Dorens em homenagem à Matheusa Passareli, dentro do programa Corpos Estranhos, concebido em conjunto pela Despina e Sabine Passareli. Mais informações, por aqui.

***