Senado Tomado #9

Acontece
Quinta, 27.06.2019

Convidamos todxs para mais uma noite de ateliês abertos na Despina – SENADO TOMADO #9 – que acontece nesta quinta-feira, dia 27 de junho, a partir das 19 horas.

A programação desta edição reúne uma mostra especial com os trabalhos finalizados ou em processo dos artistas em residência Paul Setúbal, Maga Berr e Verônica Vaz.

Também vamos receber, com muito prazer, o multi-talentoso Gigante César, que irá apresentar um pocket show com um mix de HITmos quentes que vão do tecnobrega ao samba de coco. Suas canções tratam de temáticas cotidianas e sentimentais, sempre com uma poesia ácida e irônica, por vezes escrachada.

Outra convidada especial é a artista e professora Maya Inbar, que traz a sua “Companhia de Gênero” pela primeira vez ao nosso espaço. Trata-se de uma proposta artístico-pedagógica, um serviço de conversa didática para homens cis que desejam melhorar a sua relação com as mulheres, com o feminismo e com os seus próprios sentimentos. Clientes escolhem sobre o que falar e têm uma ótima oportunidade para tirar dúvidas ou elaborar suas visões a respeito de gênero, interação com mulheres, com outros homens e o que julgar mais relevante. Normalmente os encontros têm uma duração mínima de trinta minutos, mas para este Senado Tomado serão oferecidas as “rapidinhas” da Companhia de Gênero. Será possível experimentar o serviço num formato reduzido, tanto no tempo como no valor. As sessões podem variar de 5 a 15 minutos e o valor da consulta fica entre R$10 e R$25.

No térreo, os ateliês dos artistas associados à Despina estarão abertos à visitação pública. Venha conhecer os trabalhos de Carol Medeiros, Daniella Vasconcelos, Filipe Machado, Lara Lima, Laura Lydia, Luiz Arthur Ribeiro, Marrytsa Melo, Pablo Ferretti e Sarah Knill-jones.

E nas carrapetas, o DJ Frederico Pellachin traz uma seleção phyna, provocativa e dançante.

Esperamos vocês!

***

SOBRE OS ARTISTAS e CONVIDADXS

PAUL SETÚBAL é natural de Aparecida de Goiânia (GO). Vive e trabalha entre Goiânia, Brasília e São Paulo. É integrante do Grupo EmpreZa de performance. O corpo é uma dimensão constantemente explorada em sua produção, um importante suporte material, social e geográfico de discussões que permeiam situações de conflito, seja como modo de vivenciar e testar seus limites físicos, ou como uma forma de traduzir relações de poder. Sua pesquisa se desenvolve em diversos meios como escultura, instalação, desenho, pintura, vídeo, fotografia e performance, abordando as problemáticas e simbologias do corpo na sociedade contemporânea, seu uso, controle, relações de violência, resistência, abuso e poder. Esta residência na Despina é resultado da premiação recebida pelo artista na 6ª edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio Feira de Arte do Rio de Janeiro (2018).

MAGA BERR nasceu em Lima (Peru). Vive e trabalha em Amsterdã (Holanda). A sua prática artística é influenciada por testemunhos pessoais das diversas lutas pelo poder e pela emancipação de seu país de origem. Neste momento da residência, que termina no fim de julho, Berr está desenvolvendo seu projeto “Uma casa para o desconhecido”, por meio do qual busca observar as desigualdades sociais dentro dos sistemas urbanos de habitação, planejamento urbano e design. Como as pessoas são excluídas ou incluídas? E porque? Parte do problema é devida à gentrificação, uma conseqüência das nossas sociedades desiguais. Em sua prática artística, a artista geralmente explora e desafia as desigualdades sociais ou históricas através de um processo escultórico. Seu projeto de residência conta com o suporte do Mondriaan Fonds e da Fundação Stichting Stokroos.

VERÔNICA VAZ é natural de Pelotas (RS). Vive e trabalha em Porto Alegre (RS). Seu trabalho se desenvolve principalmente nos suportes da arte performática por meio de fotografias, vídeos, registros e ações presenciais. Sua produção é marcada por questões auto-biográficas que exploram o universo feminista em co-relação com as geografias dos espaços que visita e viaja a trabalho. Suas obras são contextuais e surgem da experiência real decorrente desses deslocamentos. A geografia dos espaços, as questões culturais dos diferentes países que percorre em residências e viagens influenciam seu olhar acerca do mundo, da arte, e das questões inerentes ao universo feminino.

GIGANTE CÉSAR vive e trabalha no Rio de Janeiro. Pernambucano de Arcoverde, vem traçando sua vida artística entre a música e o teatro desde muito cedo. Viveu em São Paulo, onde passou pela banda Cordel do Fogo Encantado e o Teatro Oficina. Atualmente, no Rio de Janeiro, atua em algumas companhias de teatro e comanda o Bloco Bunytos de Corpo. Paralelo a isso tudo Gigante sempre escreveu suas canções e vem lançando singles nas plataformas digitais. Seu trabalho musical autoral com o nome “Gigante Cesar e o Sucesso Repentino”, conta com algumas ilustres parcerias como Ava Rocha, Lirinha e Maria Alcina.

MAYA INBAR é educadora, artista visual, ativista, amante do corpo integral, e busca cada vez mais contracolonizar seu estar no mundo. Sua prática artística tem se voltado à micropolítica das relações e às interseções entre gênero, intimidade e economia.

***

SERVIÇO
Senado Tomado #9 (com pocket-show de Gigante César)
Quando: 27 de junho, quinta-feira
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita