Parceiros

Em 2020, Despina recebeu o apoio do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds. Através deste patrocínio, e em colaboração com a organização Lanchonete <> Lanchonete, foi possível desenvolver e implementar Compa – Arquivo das Mulheres.

 

british_council

 

Despina foi selecionada para participar de uma rede de intercâmbio mútuo entre profissionais de instituições do Brasil e do Reino Unido. Foram mais de doze projetos colaborativos contemplados; conheça as demais organizações selecionadas por aqui. Em 2018,  Despina foi selecionada junto com a The Frutimarket Gallery (Edimburgo – Escócia) para desenvolver um projeto colaborativo  – Open Bodies. Mais informações, por aqui.

 

Central_Saint_Martins_logo

Em 2013 e 2014, Despina sediou leituras de portfolio e apresentações públicas no Rio de Janeiro dos cursos de pós-graduação da Central Saint Martins – University of The Arts London. Esta parceria se consolidou em 2016 com a participação de quatro artistas formados pela instituição britânica em um ciclo especial de residências no nosso espaço. Mais informações por aqui.

 

res_artisDespina é membro da RES ARTIS, uma rede global com mais de 400 membros, incluindo organizações, institutos, museus, centros culturais e artistas – todos de alguma forma envolvidos com programas de residências internacionais.

 

 

diagonale_art_consul

O centro de arte contemporânea canadense Diagonale, com o suporte do Arts Council de Montreal, são parceiros da Despina em um projeto especial que oferece uma bolsa anual integral para artistas que moram e trabalham em Quebec participarem do nosso programa de residências. Mais informações por aqui.

 

Premio_Foco_ArtRio_geralDespina faz parte do comitê de seleção do Prêmio Foco Bradesco ArtRio, que tem o objetivo de descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes (com até 15 anos de carreira). A cada edição, três artistas selecionados recebem bolsas integrais para participarem de residências artísticas em importantes instituições do Brasil ou exterior, entre as quais, a Despina.

 

 

31bienalSP_logoDespina foi a instituição escolhida para sediar o encontro aberto da 31ª Bienal de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro, que aconteceu em maio de 2014. Parte de uma série de debates organizados pela equipe curatorial da exposição, estes encontros abertos acontecem em várias cidades do Brasil e funcionam como uma estratégia fundamental da Fundação Bienal de São Paulo para ampliar o diálogo e a troca de experiências com o público em âmbito nacional.

 

 

 

encontroscarbonicos14Despina participou de diversas ações em parceria com a revista Carbono, uma publicação especializada em temas relacionados à arte, natureza e ciência, coordenada pelos artistas Marina Fraga e Pedro Urano. Dentre estas ações, os Encontros Carbônicos aconteceram entre março e abril de 2014 como uma exposição coletiva de arte contemporânea, com a participação de artistas e cientistas em reuniões transdisciplinares (projeto realizado com o suporte da Funarte).

 

 

Feira_Turne_Rio_logoEm 2014, Despina recebeu a feira independente de livros de arte Turnê no Rio de Janeiro – uma parceria com A Bolha Editora. Durante dois dias, a feira apresentou uma variedade de produções de artistas independentes, além de reunir pequenos editores e distribuidores.

 

 

 

 

art_port_logomarcaA ArtPort é uma organização internacional que aborda questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente através de projetos de arte e programas educacionais. Despina trabalhou como parceira da organização no Prêmio ArtPort “Cool Stories for When The Planet Gets Hot IV” (2013), participando como membro do comitê de seleção e oferecendo uma bolsa integral para o seu programa de residências para um dos artistas premiados, o alemão Bodo Korsig.