SAARA NIGHTS #6

Acontece
Quarta, 25.05.2016

Nesta edição:

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
“JUGADOR COMO PELOTA, PELOTA COMO CANCHA”
Manuel Casanueva e “Los Torneos”
Organização: Felipe Mujica
(Mais informações aqui)

+

CONVERSA
com os curadores Pablo León de la Barra e Bernardo José de Souza – parte das atividades do 1º Programa PRAZER É PODER

+

MOSTRA FINAL DE RESIDÊNCIAS
Nancy Popp (EUA)
Silvia Binda Heiserova (Eslováquia)

+

ATELIÊS ABERTOS
Além dos ateliês dos artistas locais associados, estarão abertos os ateliês dos artistas em residência Cleo Sanchez (Espanha), Linda Söderholm (Finlândia) & Žiga Gerbec (Eslovênia). E a artista convidada Amanda Baroni irá apresentar o ensaio “B.Woman, B.Girl”, uma serie de fotografias sobre a presença da mulher na cultura hip hop.

e

nas carrapetas
FINA ESTIRPE DJ ENSEMBLE
(feat. Dj Dziga)

****

Sobre os artistas convidados

Amanda Baroni vive e trabalha no Rio de Janeiro. É dançarina de breaking. Teve seu primeiro contato com a fotografia através do hip hop. Em 2012, formou-se pela Escola Popular de Fotógrafos, no Observatório de Favelas, Rio de Janeiro. A partir de então, passou a registrar o movimento Rock no Complexo da Maré e inúmeros eventos de dança, principalmente competições de breaking. Mobilizou a participação feminina pelo estado, com encontros dedicados à questão de gênero. Participou das aulas de Design de Exposição no Parque Lage em 2014 e atualmente segue documentando o hip hop, cobrindo espetáculos de dança e realizando projetos pessoais, como o “Ensaio Draw”, “Baixa Velocidade”, “Altas Luzes” e “B.Woman – B.Girl”. Também produz exposições e quadros decorativos na empresa Barracāo de Imagens. O ensaio de fotos que irá apresentar no ateliê ocupado pelo duo Linda Söderholm & Žiga Gerbec  contrapõe a feminilidade que a sociedade está doutrinada a enxergar como norma com a visão “desconstrutiva” de uma outra cultura.

Dj Dziga vive e trabalha em Liubliana (capital da Eslovênia) e está no Rio de Janeiro participando do Programa de Residências Despina. Começou a discotecar por influência de sua prática como B-boy e, por conta disso, passou a se interessar e explorar os “grooves” que fazem o corpo mexer. Seus sets são recheados de funk, soul, disco, afro, latin & hip hop. É um membo bastante ativo da ONG “GOR”, cuja missão é fomentar o desenvolvimento da cultura hip hop e seus elementos (grafite, b-boying, MCing, DJing) na Eslovénia. Ouça um de seus mixtapes no link a seguir: https://www.mixcloud.com/stric_matic/30-days-to-thin-thighs-and-fat-moves/

****

Mais informações

www.facebook.com/despina.org
instagram: @despina.rio

****

Serviço

Saara Nights na Despina | Largo das Artes
Onde: Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Quando: 25 de maio, quarta-feira
Horário: 19:00
Entrada gratuita

****

Arte do e-flyer: Frederico Pellachin
Imagem: detalhe da obra (acrílico sobre tela) da artista em residência Silvia Binda Heiserova

#temerjamais