Conferência Arte e Ativismo na América Latina na Casa França-Brasil

Acontece
Sexta, 21.10.2017

Arte e Ativismo na América Latina – ano I (2016)

Despina, Prince Claus Fund, Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Casa França-Brasil, Instituto de Artes da UERJ e Revista Concinnitas têm o prazer de convidar todos para a Conferência ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA, que irá reunir os artistas Jesus Bubu Negrón (Porto Rico), Crack Rodriguez (El Salvador) e Luciana Magno (Pará, Brasil) para uma conversa na Casa França-Brasil na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, às 18 horas.

Esta conferência pretende discutir arte e ativismo sob a perspectiva da rua enquanto arena política e território de resistência cultural através das pesquisas artísticas e das múltiplas ferramentas utilizadas pelos três artistas e ativistas convidados a compor a mesa.

Neste momento de agravamento de tensões políticas, no Brasil e no mundo, as fronteiras entre arte a ativismo estão cada vez mais tênues e os territórios de atuação cada vez mais compartilhados. Da mesma forma, territórios geográficos se dissolvem diante de questões que atravessam zonas e países e se instauram no cerne de discussões a respeito do futuro da própria humanidade.

Neste sentido, construir pontes para que possamos olhar o outro serve não somente para entender melhor este conceito tão complexo de “América Latina”, mas também, e principalmente, para enxergar, através das trajetórias politicas de outros países e regiões, com um pouco mais de clareza a nossa própria história e contradições.

Organização: Alexandre Sá e Despina

***

SERVIÇO

Conferência ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA
Com os artistas: Jesus Bubu Negrón, Crack Rodriguez e Luciana Magno
Mediação: Alexandre Sá, Bernardo José de Souza e Consuelo Bassanesi
Quando: 21 de outubro, sexta-feira
Onde: Casa França-Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Horário: 18:00
Entrada Gratuita

***

ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA é um projeto da Despina, realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, oficinas, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Nesta primeira edição (2016), o projeto tem como tema o ESPAÇO PÚBLICO e se estende de julho a outubro. Mais informações, por aqui.

***

CREDITO DA IMAGEM NO E-FLYER
Ação “La Inclinacion”
Crack Rodriguez, El Salvador, 2015
Foto: The Fire Theory