Rachel Grant

Curadores em Residência
01.10.2019 - 31.10.2019

Curadora feelancer que vive e trabalha em Aberdeen, no nordeste da Escócia (Reino Unido). Recentemente, estabeleceu sua própria plataforma curatorial, a Fertile Ground, onde desenvolve projetos comissionados dentro de contextos e abordagens específicas. Os projetos geralmente envolvem colaborações entre disciplinas numa tentativa de permanecerem sensíveis a locais geográficos – projetos anteriores, por exemplo, ocorreram em localidades particulares como uma feira popular de doação de alimentos, uma biblioteca e em uma propriedade industrial.

Neste momento, trabalha como curadora do Peacock Associates: Curatorial Fellowship Program, administrado pela Peacock Visual Arts Aberdeen. Dentre os projetos futuros a que tem se dedicado, estão: Climate reflections: Human Stories of Hope and Fear – em parceria com o Scottish Communities Climate Action Network, Environmental Justice Foundation e com o apoio do Scottish Universities Insight Institute (novembro de 2019) e States of Living; Architecture, Body, Object – em parceria com a artista Zsa Zsa MacGregor (janeiro de 2020). Suas áreas de pesquisa atuais incluem culturas do petróleo, artes ecológicas e práticas feministas.

Durante a sua residência na Despina, Grant se ateve às urgências do atual contexto sócio-político do Rio de Janeiro, principalmente no que se refere à questão do petróleo. Sua pesquisa posiciona o petróleo como uma substância que vai além do material, alcançando ambientes políticos e culturais. As histórias contadas em torno do petróleo têm uma força significativa – a sua exploração promete modernidade e riqueza para todos, informa identidades nacionais e políticas, além de alterar fronteiras geográficas. Essas narrativas costumam esconder a realidade de pessoas e paisagens, como a Baía de Guanabara. Grant aproveitou a residência para conhecer artistas cujas práticas se relacionam com o petróleo e suas implicações políticas, sociais e ecológicas.

Mais informações
https://www.fertileground.info

Galeria de Fotos
por Frederico Pellachin