Prazer é Poder – O prazer de não trabalhar, ou: a recusa do trabalho

Nesta quarta

Nesta quarta, dia 15 de junho, o 1º Programa PRAZER É PODER dará seguimento às suas ações com a participação do professor Rodrigo Nunes na conversa “O prazer de não trabalhar, ou: a recusa do trabalho”.  Contamos com vocês a partir das 19:00. A entrada é gratuita.

Sinopse do encontro

A relação entre prazer e trabalho normalmente é pensada ou como exclusão mútua –– prazer é algo que ocorre fora do tempo de trabalho –– ou como investimento do primeiro no segundo: quanto mais a fronteira entre tempo de trabalho e tempo de lazer desaparece, mas somos chamados a encontrar prazer e identificação em nossos empregos. Mas há uma outra maneira de conceber esta relação, que é o prazer como tempo liberado, tempo tomado de volta do imperativo do trabalho assalariado. A isto se deu o nome, na Itália dos anos 70, de rifiuto al lavoro: a recusa do trabalho. As diferentes dimensões desta ideia, e do prazer a ser encontrado nela, são o que esta apresentação pretende desenvolver.

Exibição do filme: “Lavorare con Lentezza” (Guido Chiesa, 2004)

Radio Alice foi uma rádio livre em Bologna, Itália, no final dos anos 70. Autodeclarando-se “mao-dadaísta”, representava a “ala criativa” do amplo movimento social que ficou conhecido como Autonomia. O filme, roteirizado pelo coletivo Wu Ming (autores, entre outros, do livro Q, O Caçador de Hereges), ficcionaliza este movimento por meio do encontro de dois de seus vetores mais importantes: a contestação contracultural e experimentação de novas formas de vida, por um lado, e a recusa do trabalho assalariado e da disciplina fabril, por outro.

***

Rodrigo Guimarães Nunes é PhD em Filosofia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres e professor de filosofia moderna e contemporânea no Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo antes sido professor visitante em diversas universidades do Brasil e do exterior. É autor do livro Organisation of the Organisationless. Collective Action After Networks (Mute/PML Books, 2014) e colaborador de diversas publicações nacionais e internacionais, como Radical Philosophy, Les Temps Modernes, Le Monde Diplomatique, Serrote, Nueva Sociedad, The Guardian, Al Jazeera e Folha de São Paulo. Em 2014, editou um dossiê sobre o quadro político brasileiro pós-junho de 2013 para a revista francesa Les Temps Modernes. Foi membro do coletivo editorial da revista Turbulence e atualmente coordena o grupo de pesquisas Materialismos: Ontologia, Ciência e Política na Filosofia Contemporânea (CNPq). Como curador, organizou o programa de filmes e debates ‘Stronger Are the Powers of the People’: Politics, Poetics and Popular Education in Brazilian Cinema, 1962-1979, apresentado em Londres (No.w.here, 2009) e Berlim (Eiszeit Kino, 2011).

 

***

Serviço

1º PROGRAMA PRAZER É PODER
“O prazer de não trabalhar, ou: a recusa do trabalho”
com Rodrigo Guimarães Nunes
Local: Despina | Largo das Artes
Horário: 19:00
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro
Rio de Janeiro, RJ
(metrô mais próximo: Uruguaiana)
Entrada gratuita

 

***

Mais informações sobre o programa e o calendário dos encontros e ações, por aqui.