Oficina – Sobre um sentir insurgente

Cursos e Oficinas
De 28.05 a 25.06.2018

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Arte e Ativismo na América Latina – ano III (2018)

Artista proponente: Ana Lira

Este grupo de estudo e articulação coletiva tem o objetivo de mobilizar discussões e produções materiais, discursivas e simbólicas acerca das ações coletivas e insurgentes que estamos vivenciando no Brasil atualmente. Existem conexões para além de um sentir insurgente?

A formação vai reunir atividades de estudos/discussão/experimentação e um ateliê aberto para produção de materiais. O desejo é elaborar uma série de dispositivos de ativação coletiva com o intuito de promover reflexões, materiais e publicações que ajudem a construir ações artísticas que podem ser ativadas tanto durante quanto no final da residência, como parte integrante da pesquisa desenvolvida no projeto Arte e Ativismo.

A proposição é que os encontros ocorram todas as segundas-feiras, entre 28 de maio a 25 de junho, das 18h às 21h.

As atividades são gratuitas e abertas a todxs os interessados pelo tema: estudantes, pesquisadores, trabalhadores da cultura e de outras áreas, ativistas, e participantes de coletivos e da sociedade civil organizada. O importante deste projeto é que tenhamos um grupo disposto a construir uma conexão durante 5 encontros, de 3h de duração.

Encontro I

Estamos realmente juntos?

O primeiro encontro tem o intuito de trabalhar as conexões, sutilezas e diferenças entre os movimentos e as movimentações da sociedade civil organizada por transformações sociais e garantia de direitos, bem como pensar quais as relações possíveis e quais as diferenças destas novas insurgências o histórico tradicional de mobilizações no país.

Encontro II

O que dizem de nós estas bandeiras?

O segundo encontro propõe uma reflexão sobre a materialidade das ações e movimentos cotidianas. Como transformamos desejos em elementos visíveis, que passam a falar junto conosco no espaço público e no imaginário coletivo?

Encontro III

Como insurgência se conecta com o sensível?

O terceiro encontro convida os participantes a dialogar sobre as interseções do insurgente com o sentir e a construir traçados sobre outros caminhos de se atuar no discurso simbólico.

Encontros IV e V (18 e 25 junho)

Estes dois encontros serão ateliês de produção coletiva bem como espaço para produzir ações a serem realizadas no Rio de Janeiro pelo grupo na semana final da residência.

***

Serviço

O quê: Oficina gratuita – “Sobre um sentir insurgente”
Artista proponente: Ana Lira
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Quando: Todas as segundas, entre 28 de maio e 25 de junho
Horário: das 18:00 às 21:00
Vagas: 20
Faixa etária: a partir de 15 anos, mas mãe com crianças pequenas podem participar
Como se inscrever: enviar até o dia 23 de maio um email para arteativismo@despina.org com o título “Inscrição Insurgências” + nome completo e telefone para contato, além de uma carta de desejos que pode ser escrita, em áudio, em vídeo ou fotografia. Esta carta deve trazer uma proposição à questão: como viver pode ser um ato político? 

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin

Esta oficina fez parte da programação da terceira edição do projeto Arte e Ativismo na América Latina, concebido e realizado pela Despina com suporte do Prince Claus Fund. Mais informações por aqui.