Noite de conversas e projeções de filmes

Acontece
Terça, 26.09.2017

Nesta terça, dia 26 de setembro, a paritr das 19 horas, vamos nos reunir para uma noite de conversas e projeções de filmes, com a participação de Iain Morrison (The Fruitmarket Gallery), o artista Cristiano Lenhardt e o curador Victor Gorgulho.

Iain Morrison irá apresentar o seu trabalho como gerente de empreendimentos da The Fruitmarket Gallery (Edimburgo, Escócia) e compartilhar a sua experiência na organização de eventos ao vivo que ocorrem em torno dos projetos expositivos da instituição. Também irá falar sobre o seu interesse particular no nosso projeto Arte e Ativismo na América Latina, bem como sobre a sua experiência no atual programa de intercâmbio com a Despina, que conta com o suporte do British Council.

Logo em seguida, o curador Victor Gorgulho se une a Cristiano Lenhardt para a conversa “Imagens Insubordináveis”, que percorre a produção audiovisual do artista, iniciada nos anos 2000.

Segundo Gorgulho, “na obra em vídeo de Cristiano Lenhardt a imagem parece operar em um estado de insubmissão constante. Sua produção escapa facilmente de classificações implacáveis, passando por temáticas como a espiritualidade e a noção de brasilidade, sem fazer concessões a denominações levianas”.

Serão projetados os seguintes filmes:

_Chafarizes, 2006, 12′

_Retratante e retratado, 2007, 2’01”

_Filmes de Studio, 2009, 7’21”

_Solenidade de hasteamento da bandeira ‘Ao Vivo’, 2009, 5’42”

_Polvorosa, 2012, 2’50”

_Meu Mundo Jegue, 2014, 3’04”

_Superquadra-Saci, 2015, 9’41”

_Guaracys, 2016, 10’17”

Esperamos vocês!

SOBRE OS PARTICIPANTES

CRISTIANO LENHARDT tece sua prática artística como um jogo ilusório entre o plano bidimensional e o espaço tridimensional. A partir de vídeos, performances, observações, fotografias, desenhos e gravuras, o artista brasileiro radicado no Recife busca na realidade ordinária e mundana ferramentas para construir uma obra que acontece por atração e transformação dos materiais e símbolos.

IAIN MORRISON é gerente de empreendimentos da The Fruitmarket Gallery, responsável pela atividade comercial e pelas ações multi-plataformas da instituição. Desde o início de setembro, ele tem vivenciado as nossas atividades, em especial o projeto Arte e Ativismo na América Latina. Neste processo imersivo, a ideia é compreender o contexto político atual brasileiro, tendo como referência o circuito de arte independente da cidade. Por meio desse recorte, emerge o interesse da The Fruitmarket Gallery em compartilhar as suas experiências na esfera da arte e da política, além de identificar formas com que recebemos públicos marginalizados (migrantes, população LGBT, etc.) e de que maneira respondemos às suas expectativas.

VICTOR GORGULHO é curador e jornalista, formado pela Escola de Comunicação da UFRJ. Curou as exposições “Vivemos na melhor cidade da América do Sul”, com Bernardo José de Souza (Átomos, Rio de Janeiro, 2016) e “O terceiro mundo pede a bênção e vai dormir” (Despina, Rio de Janeiro, 2017). Colabora com veículos como Jornal do Brasil e VICE e atualmente trabalha na produção artística da Carpintaria, espaço experimental da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel no Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Noite de conversas e projeções de filmes
com Iain Morrison (The Fruitmarket Gallery), Cristiano Lenhardt e Victor Gorgulho
Quando: terça-feira, 26 de setembro, 19:00
Onde: Despina | Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2- Sobrado
Centro, Rio de Janeiro, RJ 
Entrada grauita

CRÉDITO DA IMAGEM
Frame de “Guaracys” (super 8, 10’17”, 2016) – Cristiano Lenhardt