Mutatis Mutandis

Exposição
29.08.2013 - 05.10.2013

Mutatis Mutandis parte da obra “On Ice”, de Vera Chaves Barcellos, para discutir questões relativas à transformação do mundo e de nossa percepção das formas que compõem a paisagem contemporânea.

Partindo da máxima modernista “reshaping the future”, a exposição apresenta artistas de diversas gerações, um arco de produção que se inicia com Vera Chaves Barcellos e Paulo Roberto Leal, passa por Elaine Tedesco e alcança jovens artistas como Daniel Steegman e Luiz Roque.

Todos exploram formas geométricas ou fluidas que sinalizam a desconstrução do horizonte plástico ao longo da segunda metade do século XX, quer seja através do estudo do espaço ou da iconografia.

Não se trata de um projeto de revisão histórica, mas sobretudo de um exercício estético de reconfiguração do olhar e da matéria, buscando novas formas, humanas e inumanas, orgânicas ou industriais, que apontam para os sucessivos projetos de transformação social, política e ideológica.

Estes são alguns elementos que compõem o show, ao lado de outros menos explícitos mas que igualmente colaboram para estabelecer uma atmosfera ora de construção, ora de desconstrução. A noção de metamorfose e transformação é chave para Mutatis Mutandis.

Bernardo José de Souza e Bruna Fetter – curadores
Agosto 2013

Galeria de fotos