thumb_mariana_sameiro_site2

Mariana Sameiro

Artistas em residência
01.08.2017 - 31.08.2017

Portuguesa, vive e trabalha em Londres. Sameiro é uma artista e designer multidisciplinar, mestra em Comunicação Visual e graduada pelo Royal College of Art (Londres, Reino Unido), onde atualmente é professora visitante.

Sua prática artística investiga a nova época geológica conhecida como “Antropoceno” e o impacto que a humanidade exerce sobre a Terra. O Antropoceno pavimenta um caminho em que um tipo de material híbrido se destaca, por meio da combinação do orgânico e do inorgânico e da justaposição entre o homem e a natureza.

Sameiro explora e traduz essas idéias e desenvolve uma narrativa sobre o Antropoceno, em que geologia e arqueologia futuras tornam-se narrativas da cultura humana.

Além de sua prática pessoal, ela trabalhou como curadora independente, organizando exposições sobre utopias e distopias, bem como sobre ambientes digitais e físicos. Os shows que organizou ocorreram em Londres, Berlim, Lisboa e Ithaca (Grécia).

Durante a sua residência na Despina, Sameiro pretende analisar desastres naturais e violações geológicas como ponto de partida para um possível cenário futuro. Um cenário em que novos fósseis surgem como conseqüência do aumento de resíduos. Tomando isso como referência, a artista irá desenvolver algumas pesquisas visuais para uma instalação/escultura e uma instalação participativa/móvel que funcionará como workshop e local de performance. O objetivo é promover eventos e ações sobre esta temática para um público mais amplo.

Mais informações
marianasameiro.com
marianasameiro@gmail.com
instagram: marianasameiro
twitter: @MarianaSameiro

Galeria de Fotos
em breve