Manuel La Rosa

Artistas em Residência
01.02.2019 - 31.03.2019

Nascido em Lima, Peru. Vive e trabalha em Santiago do Chile desde 2000. Artista visual e fotógrafo formado pela Universidade do Chile, La Rosa participou de exposições coletivas e individuais em instituições como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Nacional de Belas Artes, ambos no Chile. Atualmente é professor assistente do Departamento de Fotografia da Faculdade de Artes da Universidade do Chile.

Seu trabalho é uma busca pessoal para compreender os processos e comportamentos humanos evocados através de elementos orgânicos e inorgânicos, bem como das concepções filosóficas de trabalhos experimentais ou científicos que estão presentes na prática artística em geral. Recentemente, está debruçado na sua experiência migratória no Chile e a sua ligação com seu país de origem.

Na Despina, La Rosa pretende conectar os diferentes imaginários que cercam a sua atual pesquisa artística, seja através da incidência da mistura racial e sociocultural no Brasil, seja pela alusão à sua origem e experiência migratória e identitária no Chile. E também pela reconfiguração social que acontece atualmente no Chile, com base no que o Brasil já viveu em tempos coloniais, vinculando uma visão tripartite e atemporal sobre as distinções daquilo que concebemos como sociedades latino-americanas e que estão relacionadas por meio das mesmas doenças históricas.

A ideia é transportar essas problematizações para processos experimentais, nos quais o artista pretende utilizar elementos vernaculares (orgânicos e inorgânicos) e poetizar de alguma forma as concepções de origem, reformulação e constante transformação.

Mais informações
Web site: manuel-larosa.com
Instagram: @mnuelarosa

Galeria de fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin