Lançamento do livro Multitud Marica + mostra de vídeos sexo-dissidentes

Acontece
Sábado, 23.06.2018

Convidamos todxs para o lançamento do livro ~ Multitud Marica: Ativações de arquivos sexo-dissidentes na América Latina ~ com a presença de um dos editores, Felipe Rivas San Martín, e xs artistas Pêdra Costa e Taís Lobo. Teremos também uma pequena mostra de vídeos com algumas obras que estiveram presentes na exposição homônima.

O livro é a segunda etapa do projeto curatorial ‘Multitud Marica’, dirigido por Francisco Vega Godoy e Felipe Rivas San Martín e realizada no Museo de la Solidaridad Salvador Allende entre 8 de abril e 13 de Agosto de 2017.

Não se trata somente do catálogo de uma exposição: a obra inclui um amplo diálogo curatorial entre Rivas e Godoy, que expressa processualidade fragmentária e político-afetiva envolvendo pensar o projeto curatorial como um todo; além dos textos apresentados no seminário ‘Quarto escuro: Perverter a claridade do desejo’. Nesta coleção de artigos participam André Menard, Johan Mijail, Cynthia Francica, Juan Pablo Sutherland, que junto com os editores, refletem a partir de um quarto escuro interseccional, relacionando sexualidade, raça e classe na América Latina.

O livro termina com um texto que expande a amostra para outros vetores, escrito pelo ensaísta Nelly Richard. Neste texto, Richard expõe e aborda sua própria biografia crítica como um pensador central para ativismo e práticas artísticas bicha / queer / gênero-dissidentes no Chile dos anos 70 até hoje.

A exposição ‘Multitud Marica’, no Museu de Salvador Allende Solidarity (MSSA), reuniu artistas e ativistas de oito países latino-americanos: Peru, Argentina, México, Paraguai, Nicarágua, Equador, Brasil e Chile que foram convocadxs para trabalhar com arquivos que recorressem a fatos históricos relacionados à homossexualidade, lesbianismo e transgeneridade em seus respectivos contextos. O quarto escuro se converteu em um dispositivo de exposição, que propunha aos espectadorxs outras formas de vincular-se às obras e ao museu.

Registros de obras: 
CUDS (Ernesto Orellana, Josecarlo Henriquez), Chile
Pedra Costa, Taís Lobo (Brasil)
Pao Lunch (Argentina)
Erwing Austen (Paraguay)
Hector Acuña (Perú)
Fredman Barahona – Miranda de las Calles (NIcaragua)
Lía García (México)
Leticia Rojas (Ecuador)

Ediciones Museo de la Solidaridad Salvador Allende 2018.

***

Este evento faz parte das atividades da residência que o artista chileno Felipe Rivas San Martín está desenvolvendo na 3ª edição do Arte e Ativismo na América Latina, um projeto da Despina realizado em parceria com o Prince Claus Fund.

***

SERVIÇO
Lançamento do livro Multitud Marica + vídeos sexo-dissidentes
Quando: sábado, 23 de junho
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Entrada gratuita

Os livros estarão à venda no espaço por uma valor promocional de R$ 40 e só aceitamos dinheiro como forma de pagamento.