Lançamento do Arquivo Compa

PROJETOS

Compa – Arquivo das Mulheres está no ar!!

O primeiro arquivo digital brasileiro totalmente dedicado à memória, histórias, lutas, conquistas, iniciativas, micropolíticas e revoluções cotidianas das mulheres e do movimento feminista no Brasil nasce com um acervo inicial de 260 itens selecionados a partir de um esforço coletivo que mapeou, registrou e disponibilizou nove coleções: Slam das Minas RJ, Parquinho Gráfico, Casa Nem, 8M Brasil, Vem pra Luta Amada, Nossa Hora de Legalizar o Aborto RJ, Artes Visuais pela Democracia, Zine-feminista e Placa Rua Marielle Franco.

Além destas coleções, também foram documentados itens diversos que de alguma forma demarcam nossos princípios e demonstram a diversidade de materiais através dos quais podemos contar a história pela perspectiva das companheiras e companheires que lutam.
Os materiais incluídos neste primeiro esforço de documentação procuram recuperar e conservar a memória das lutas e da resistência. Servem também de registro para nossos esforços coletivos rumo à construção de alternativas para superar as estruturas sociais, políticas e econômicas opressoras vigentes.

Construir um arquivo colaborativo é uma tarefa que promove o envolvimento com o passado tanto quanto o comprometimento com o futuro. À medida que abastecemos coletivamente Compa, firmamos o compromisso de aprender com os mais diversos movimentos e a nos engajar em conversas com os múltiplos feminismos que estejam em consonância com os princípios articulados em nossos três pilares: História vista de baixo, Interseccionalidade e Coletividade.

Vamos juntas construindo e contando a nossa história! Memória é poder.

Obrigada a todas as compas que lutam, e obrigada a todes que trabalharam e colaboraram com este projeto: Thelma Vilas Boas, Mariana Bastos, Clarice Corrêa, Panmella de Jesus, Thais Goldkorn, Isadora Attab, Rita Sepúlveda de Faria, Marina Zilbersztejn, Laís Fonseca, Nathalia Bruno, Camila de Puniet, Daniela Name, Débora Ambrosio, Jéssica Sol, Lara Werner, Liège Nonvieri, Marcela Fauth, Paula Borghi, Paula Kossatz, Samantha Moreira, Tom Grito, Raquel Lazaro, Renata Rodrigues, Astrid Kusser e Lorena Vicini.

Compa – Arquivo das Mulheres é um projeto da Despina em colaboração com a Lanchonete Lanchonete. A fase I de implementação do arquivo foi patrocinada com recursos do Fundo Internacional de Ajuda do Ministério Alemão das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.