“Pavilhão” na Casa França-Brasil

Acontece
Sábado, 09.07.2016

Pavilhão é uma exposição de exposições. Como nas exposições universais, recorrentes no século XIX e atualizadas nas grandes mostras de arte internacional dos séculos XX e XXI, a ideia é evidenciar as diferentes culturas materiais e imateriais que são negociadas e apropriadas, hoje, entre agentes e gestores de variadas ações culturais no Rio de Janeiro.

Para esta primeira experiência, foram convidados os participantes de um recente seminário realizado na Casa França-Brasil, que discutia cultura em tempos de crise. Museus, espaços independentes e programas educativos do Rio de Janeiro se reúnem novamente para abrir seus gabinetes de curiosidades.

Participam deste primeira Pavilhão: A MESA, casamata, CCBB, Despina | Largo das Artes, EAV Parque Lage, És Uma Maluca, MAM-Rio, MAR, Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Museu da Maré, Museu Histórico Nacional, Olho da Rua, Paço Imperial, e outras ações relacionadas à exposição.

Como mostrar a cultura advinda de cada instituição? Muito além da cultura material que marcou as exposições universais, exibindo plantas, animais, jóias, especiarias, foram solicitados para este primeiro Pavilhão principalmente, o corpo e a voz. Serão exibidas, assim, falas adversas, ainda atuando nos sentidos de um sistema que distingue, separa, seleciona, mas que também produz seus contra-discursos.

Serviço
Pavilhão
Abertura: 09 de julho | 16h
Exposição segue até 30 de julho
Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí 78
Centro – RJ