Cine Clube Despina recebe Distruktur

Acontece
Quinta, 18.10.2018

Cine Clube Despina tem o prazer de receber Distruktur (Melissa Dullius & Gustavo Jahn) para uma sessão de quatro filmes realizados entre 2006 e 2018: “Éternau”, “Triangulum”, “No coração do viajante” e “El Meraya”, este último inédito no Rio.

A dupla vive em Berlim há mais de uma década e está no Brasil pelos próximos meses exibindo trabalhos e coordenando oficinas de cinema analógico. Após a sessão, o curador e pesquisador Victor Gorgulho irá mediar uma conversa com os realizadores e o público.

Esperamos todxs no dia 18 de outubro, quinta-feira, a partir das 19 horas. A projeção acontece em dois blocos e terá início pontualmente às 20 horas. Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

#elenão

(((( BLOCO 1 ))))

EL MERAYA
Egito/Brasil/Alemanha, 2018, cor/P&B, sonoro, 19min, 16mm transf. para vídeo
A máquina do tempo funciona sobrepondo enigmas, materializando o passado e projetando o futuro. Todas as imagens, anteriores e posteriores, encontram-se para sempre impressas, como os fotogramas em um rolo de filme.

NO CORAÇÃO DO VIAJANTE
Lituânia/Alemanha/Brasil, 2013, cor, sonoro, 20min, 16mm transf. para vídeo
Um viajante que leva consigo apenas o necessário adentra uma paisagem desconhecida onde é assombrado pela solidão e pela natureza selvagem. O seu duplo, o guardião do seu coração, acabará por destruí-lo ao fundir-se com ele. (Projeto comissionado pelo Contemporary Art Centre Vilnius, com o apoio da Nida Art Colony e do Goethe-Institut-Vilnius. Estreou em abril de 2013 na forma de instalação, uma projeção dupla, na exposição Ritual Room, no CAC Vilnius).

(((( BLOCO 2 ))))

TRIANGULUM
Egito/Alemanha/Brasil, 2008, cor/P&B, sonoro, 22min,16mm transf. para vídeo
Um trio à beira do abismo encontra o destino, personificado em uma jovem mulher. São transportados para uma metrópole oriental onde o acaso irá conduzir cada um deles para uma jornada pessoal. Em movimento perpétuo, paranoicos, eles avançam em busca do equilíbrio.

ÉTERNAU
Brasil, 2006, cor, sonoro, 21min,16mm transf. para vídeo
Viajando por terra, mar e através do espaço-tempo em busca de riquezas e belezas, os extravagantes Arqueólogos Mercenários invadiram os limites do jardim ancestral, causando o descompasso do céu e do mar.

***

SOBRE OS REALIZADORES

MELISSA DULLIUS (Porto Alegre, 1981) & GUSTAVO JAHN (Florianópolis, 1980) vivem e trabalham em Berlim desde 2006. Juntos formam DISTRUKTUR. Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, Melissa e Gustavo exploram diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. Desestabilizam as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem aqui como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. Combinando ficção com arquivo pessoal, os trabalhos da dupla fazem abrir um baú pessoal e coletivo, onde se encontram e reorganizam fantasticamente símbolos de diversas eras e lugares, denotando as veias profundas que unem os indivíduos e as culturas que os formam. Começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16mm. Depois de mudarem-se para Berlim, juntam-se ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin e.V. e passam a incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Além de conceber e produzir imagens em movimento também trabalham como atores, músicos e técnicos de laboratório de cinema, realizando grande parte da pós-produção dos seus filmes. Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmes-performance, fotografias, textos e impressos. Nos últimos anos participaram de festivais como Berlinale, Torino Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de SP, Videobrasil, Melbourne IFF, e em instituições de arte como Berlinische Galerie, Contemporary Art Centre Vilnius, CCBB-Rio, Paço das Artes-SP e SESC Belenzinho, onde participam da exposição coletiva “Via Aérea”, em cartaz até 2 de dezembro desse ano.

MAIS INFORMAÇÕES
www.distruktur.com

***

SERVIÇO
Cine Clube Despina recebe Distruktur
Quando: quinta-feira, 18 de outubro
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço

CRÉDITO DA IMAGEM
Still do filme “El Meraya” (2018)