Cine Clube Despina apresenta: “Shoot Yourself”

Acontece
Quinta, 25.05.2017

O Cine Clube Despina terá uma sessão especial em parceria com a ArtRio, o Canal Curta! e a revista Select.

Dia 25 de maio, quinta-feira, às 20 horas, iremos exibir o documentário “Shoot Yourself”, dirigido por Paula Alzugaray e Ricardo van Steen. Logo após a projeção, haverá um bate-papo com a presença da diretora Paula Alzugaray. E antes da sessão principal, às 19h30, serão exibidos três programetes da serie “Pílulas de Arte”, produzidas pelo Canal Curta!

Produção de 2012, a narrativa de “Shoot Yourself” acompanha o trabalho de nove artistas: a cubana Tania Bruguera, o norte-americano Gary Hill, a suíça Pipilotti Rist, a espanhola Esther Ferrer, o coletivo francês Calvacreation, a iraniana Ghazel, a alemã Rebecca Horn e os brasileiros Cripta Djan e Paula Garcia.

Quando o digital democratiza a produção e a exibição de filmes e qualquer um pode ter sua auto-imagem difundida na internet, voltamos aos artistas da performance, que desde os anos 70 se auto-documentam em fotos, filmes, vídeos e videoinstalações.

O documentário “Shoot Yourself” investiga as relações entre o ato performático e o ato fotográfico na obra desses artistas, produzindo uma narrativa audiovisual em forma de vídeo-ensaio. Em entrevistas, eles revelam as razões, as estratégias e as conseqüências de mirar a si mesmo – com uma câmera ou uma arma.

O interesse pelas diversas estratégias de “como filmar a performance” se reflete no próprio fazer documental de “Shoot Yourself”, na medida em que os papéis do documentarista se transformam sucessivamente, ganhando novas nuances a cada entrevista. Ao longo do filme, ele se desdobra em investigador, espião, iluminador, espectador etc. Assim, assumimos que o papel do documentarista confunde-se, afinal, com o do performer.

“Shoot Yourself” (Paula Alzugaray e Ricardo van Steen, 72’, Brasil, 2012) é uma co-produção internacional da Delicatessen Films, Moviart, Tempo Design e La F.I.L.M (França), com direção de Paula Alzugaray e Ricardo van Steen, montagem de Yann Malcor e Antoine Vareille, e trilha sonora de Sergio Mekler e Chico Neves. Gravado em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris, durante uma residência artística dos documentaristas no Centre International D’Accueil et D’Échanges des Récollets, entre outubro e dezembro de 2010.

Esperamos vocês!

Serviço

Cine Cube Despina apresenta: “Shoot Yourself”, em parceria com a ArtRio, Canal Curta! e Revista Select
Data: 25 de maio de 2017
Horário: 19h30 (“Pílulas de Arte”) e 20h (“Shoot Yourself”)
Local: Despina | Largo das Artes
Rua Luís de Camões, 2 – Sobrado
Centro – Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)