Cine Clube Despina apresenta: “HyperNormalisation”

Acontece
Quinta, 19.01.2017

Na véspera do dia sombrio da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, Despina inaugura o seu ano de ações e eventos com a exibição do documentário “HyperNormalisation”, num ato de resistência simbólica à onda reacionária que vem nos engolindo.

“HyperNormalisation”, concebido e dirigido pelo aclamado diretor Adam Curtis para a BBC britânica, reflete, de forma épica, sobre a história surpreendente de como chegamos a este momento de grande incerteza e confusão – quando aqueles que supostamente têm o poder estão paralisados – e não têm a mínima idéia do que fazer.

Uma época de acontecimentos inexplicáveis e fora de controle – de Donald Trump a Brexit, da Guerra na Síria à crise interminável dos migrantes, passando pelos múltiplos e aleatórios ataques terroristas. O filme investiga não só por que esses eventos caóticos estão acontecendo – mas também por que nós, e nossos políticos, não conseguimos entendê-los e muitas vezes aceitamos como normal tudo aquilo que nos rodeia, conformados com uma versão simplificada e falsa do mundo.

A entrada para essa sessão é gratuita e o filme terá início, pontualmente, às 20 horas. Legendas em português gentilmente cedidas por Jeff Novalis. Na ocasião, estaremos arrecadando materiais escolares para a Favela da Skol, no Complexo do Alemão – como parte de uma ação intitulada “Arrecadando Saber”, organizada pelo Movimento de Mulheres do Alemão. O objetivo dessa ação é arrecadar 400 kits. Segue abaixo o conteúdo dos 2 kits sugeridos. As doações podem ser de kits completos ou de itens avulsos.

KIT 1

1 mochila adolescente
2 cadernos (horizontal e vertical)
2 lápis
2 borrachas 
2 apontadores 
1 tesoura
1 cola 
1 caixa de lápis de cor 
1 estojo
1 canetinha 
1 marcador 
1 corretivo
1 régua

KIT 2

1 mochila infantil 
1 copo
1 toalhinha
1 escova de dente 
1 pasta
1 sabonete 
1 saboneteiras
1 toalha de banho
1 toalhinha de mão 
1 garrafinha de água

SERVIÇO

Cine Clube Despina apresenta:
“HyperNormalisation” (com legendas em português!)
Reino Unido, 2016, 166 minutos
Direção: Adam Curtis
Produção Executiva: Victoria Jaye
Legendas em português: Jeff Novalis

Local: Despina
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado
Centro – Rio de Janeiro
Data: 19 de janeiro, quinta-feira

Horário: 20 horas
Entrada gratuita