Ben Gooding

Artistas em Residência
01.07.2019 - 31.07.2019

Vive e trabalha em Londres, Reino Unido.  É artista visual e professor do Camberwell College of Art – em colaboração com a University of the Arts London. Graduado com distinção em Artes Plásticas (Gravura) pela Cambridge School of Art, terminou seu mestrado em 2008 na Central St. Martin’s School of Art and Design. É membro do Saturation Point Projects, um coletivo curatorial e editorial de artistas cujas práticas são reducionistas, sistemáticas e geométricas.

Seu trabalho é baseado principalmente em uma prática sistemática de desenho que explora como um simples conjunto de regras iniciais pode gerar uma alta complexidade de estruturas e composições. Muitas vezes ele usa a repetição de uma linha idêntica como ponto de partida, mas o resultado final é sempre baseado em certos princípios matemáticos que sustentam cada peça.

Esta residência na Despina é a continuação de um corpo de trabalho iniciado em 2018 na residência Bakkali Tasarim em Istambul, onde a sua prática de desenho foi “elucidada” em 3 dimensões. No Rio, a intenção é criar uma instalação que utiliza fios coloridos conectados a uma série de paredes geométricas desenhadas previamente. As obras de Istambul foram todas realizadas com fio preto, mas as estruturas que devem surgir na Despina serão processadas em um movimento de 3 cores, que se fundem e se misturam entre si.

Após a residência, quando retornar a Londres, Gooding estará à frente da curadoria de uma grande exposição coletiva na galeria Arthouse1, intitulada “Iterações”, que explora as diversas maneiras que os artistas utilizam a repetição de formas para gerar obras de arte apuradas e sedutoras.

Recentemente, o artista participou de exposições individuais em Istambul, Vancouver e Londres, além de inúmeras exposições coletivas como “8 lines”, na Platform A Gallery (Middlesborough); “Momentum”, na Angus-Hughes Gallery (Londres); “In Line”, na Griffin Gallery (Londres); “Static / Kinetic”, na Alice Black Gallery (Londres) e “From Center”, na Loud & Western Building (Londres).

A residência de Ben Gooding na Despina conta com o suporte de um fundo de desenvolvimento profissional da University of The Arts London.

***

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin