Aula inaugural com Arte e Ativismo na UERJ

Acontece
Quinta, 14.09.2017

Temos o prazer de convidar todxs para a aula inaugural do curso “Trágico New Look (fontes alternativas de conformidades renováveis)” – ministrado e coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Sá dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) – e que acontece na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, das 13 às 16 horas, no auditório do Instituto de Artes da UERJ.

Para esta primeira aula, aberta ao público, os artistas Carlos Martiel, Cristiano Lenhardt e Mariela Scafati – que participam da segunda edição do Arte e Ativismo na América Latina (um projeto da Despina com suporte do Prince Claus Fund) – irão conversar sobre suas trajetórias, práticas e a experiência de suas residências, atualmente em curso no Rio de Janeiro.

Esperamos vocês!

SOBRE O CURSO “TRÁGICO NEW LOOK”
Ementa: Qual o devir-trágico do contemporâneo em seu esgotamento? Haveria alguma relação direta entre o esgotamento e a solidão? E se tal conjunto clichê fosse capaz de compor uma paisagem apática new look que invadisse a intimidade e pasteurizasse o processo de vida? Existiriam rotas e fontes alternativas? Em que medida é possível pensar um processo de criação que consiga escapar de tais minas plantadas em um campo não tão ampliado?

SOBRE OS ARTISTAS CONVIDADOS

_CARLOS MARTIEL é conhecido por suas ações performáticas viscerais que expõem críticas sobre questões contemporâneas associadas ao seu país de origem (Cuba) e ao resto do mundo. Seu trabalho tem no corpo um espaço para o discurso, refletindo sobre as relações de poder e o contexto social.

_MARIELA SCAFATI é considerada uma das artistas argentinas mais importantes de sua geração. Seu trabalho é muitas vezes pautado por questões de gênero e transita pela pintura, bordado, escultura, instalação, serigrafia e educação.

_CRISTIANO LENHARDT tece sua prática artística como um jogo ilusório entre o plano bidimensional e o espaço tridimensional. A partir de vídeos, performances, observações, fotografias, desenhos e gravuras, o artista brasileiro radicado no Recife busca na realidade ordinária e mundana ferramentas para construir uma obra que acontece por atração e transformação dos materiais e símbolos.

SOBRE O ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA
É um projeto da Despina, realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, workshops, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Nesta segunda edição (2017), o projeto tem como tema o CORPO e se estende de maio a outubro. Mais informações e a programação completa, por aqui.

SERVIÇO
Aula inaugural do curso “Trágico New Look (fontes alternativas de conformidades renováveis)” na UERJ
– com a participação dos artistas Carlos Martiel, Cristiano Lenhardt e Mariela Scafati.
Quando: quinta-feira, 14 de setembro
Onde: Auditório do Instituto de Artes da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – 11º andar – bloco E
Maracanã – Rio de Janeiro, RJ
Horário: 13 às 16hrs
Entrada gratuita

ORGANIZAÇÃO
Alexandre Sá, Consuelo Bassanesi e Frederico Pellachin

REALIZAÇÃO

rodape_parceiros_uerj

Despina e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com o apoio do Prince Claus Fund, Instituto de Artes da UERJ, Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ, Grupo de estudo “Arte Contemporânea e o estádio do espelho” e Concinnitas – Revista do Instituto de Artes da UERJ.

***

flyer_aula_inaugural