Alice Yura

artista em residência
AGOSTO 2023

Alice Yura (@yura.alice) é uma das artistas premiadas pelo Prêmio Foco @artrio_art e participa da Residência Despina durante o mês de agosto.

De origem nipo-caipira, nasceu em fevereiro de 1990 em Aparecida do Taboado, no interior do Mato Grosso do Sul. Mulher trans que encontra na arte um abrigo e um lugar para lutar. Tem interesse profundo nas relações e nos processos de arte e vida, nos afetos, nos encontros e, como isso está intimamente ligado à política, cultura, biologia, ao corpo e a nossa formação de identidade e alteridade. As fronteiras e os tempos a fizeram, ela está entre aqui e agora… Na busca pelo amor entre a ordem e o caos.

Graduada em artes visuais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, iniciou sua trajetória em 2010 com participação nas principais instituições de arte da capital do seu estado como o Museu de Arte Contemporânea (MARCO). Em 2019 tem uma maior abertura da cena sudestina de arte participando do programa de residência da PIVÔ, desde então participou de exposições em importantes instituições de São Paulo como: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Oficina Cultural Oswald de Andrade, Sesc Pompeia. No Rio de Janeiro participou de uma exposição no Museu da História e da Cultura Afro Brasileira (MUHCAB). Em 2022 recebeu menção honrosa no Salão de Arte Contemporânea de Goiás no Museu de Arte Contemporânea (MAC-GO).