Stine Kvam

Artistas em Residência
01.10.2019 - 30.11.2019

Nascida na Noruega, vive e trabalha em Copenhague (Dinamarca). Sua prática desdobra-se em instalações audiovisuais. Algumas palavras-chave que permeiam seus trabalhos: percepções da realidade, comunicação e a ideia do Outro como condição para entender a própria identidade.

Em seus projetos, Stine envolve frequentemente pessoas estranhas e aleatórias que realizam uma certa atividade física; esta também é a sua intenção no projeto que pretende desenvolver durante sua residência no Rio.

O projeto de residência

Existem métodos específicos ao criar uma narrativa cinematográfica para que o curso dos eventos seja “lido” da maneira pretendida. Além da dramaturgia, as técnicas cinematográficas – como filmagem, edição, som, luz, ponto de vista – são essenciais para a lógica e legibilidade da história.

Uma vez que as imagens em movimento e a encenação da realidade ocupam boa parte da nossa vida cotidiana, Stine está interessada em saber como essa “exposição da realidade” afeta nossa própria percepção da realidade.

Durante a sua residência na Despina, a artista pretende distorcer e manipular as técnicas cinematográficas tradicionais de narração, capturando e realizando atividades cotidianas em áreas localizadas ao redor do seu ateliê de residência, criando uma narrativa fragmentada, complexa e incompreensível, que pode de alguma maneira ser representativa do real.

Mais informações
www.stinekvam.dk

Galeria de Fotos
em breve