Oficina gratuita – SOM/CORPO/ESPAÇO (com o artista Henry McPherson)

Cursos e Oficinas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Atualmente em residência na Despina, Henry McPherson procura artistas locais interessadxs ​​em trabalhar com som para participar de uma oficina gratuita. Henry vive e trabalha na Escócia e sua prática explora colagens de sons encontrados em diferentes espaços, música, corpo e improvisação. Selecionado para a Residência Corpos Abertos (Open Bodies Residency), o artista está elaborando um mapeamento da cidade do Rio de Janeiro por meio de sons gravados, principalmente em locais de importância para a comunidade queer / LGBTQ (+). A ideia é construir uma série de passeios sonoros e investigar como nossos corpos se relacionam com os sons ao nosso redor.

Henry procura entre 1 e 5 artistas locais que têm interesse em trabalhar com o som, o corpo e se envolver com novas e diferentes maneiras de ouvir. A oficina acontece no dia 20 de setembro, quinta-feira, entre 12h e 16h. Na primeira parte, haverá uma breve discussão em grupo, seguida de exercícios para ouvir o corpo e o ambiente na Despina (Rua do Senado, 271). A segunda parte envolve uma caminhada até o Campo de Santana (Praça da República), onde também serão realizados exercícios de percepção sonora e corporal. Ao final, haverá uma conversa para avaliar a experiência. Os participantes são aconselhadxs a usar roupas confortáveis ​​e, caso queiram, podem trazer instrumentos musicais. A oficina será conduzida em inglês com tradução para o português.

Como participar

Envie um email para cursos@despina.org com o assunto “Som/Corpo/Espaço” e no corpo do email seu nome completo + telefone de contato.

***

Sobre o proponente

Henry McPherson é um artista intermídia que vive e trabalha em Glasgow, Escócia. Sua prática em composição, improvisação e performance está ancorada na produção de partituras musicais mistas, performance planejada, composição em tempo real e prática interdisciplinar e cruzada, por meio da qual ele explora identidades pessoais e coletivas, tradições musicais e performativas. Seu trabalho está centrado no corpo-mente, no objeto-ponto como mediador, no tema da invocação, geração impulsionada, práticas artísticas queer e sustentáveis, ​​e significados de propriedade na improvisação gerada coletivamente. Henry é membro fundador do coletivo de artes mistas “EAST” (Experimental Artists Social Theatre), da dupla de instrumentistas (piano) “KUI” e do trio de câmara “Savage Parade”. Nos últimos anos, tem colaborado com diversos grupos e artistas, como a BBC Scottish Symphony Orchestra, a BBC Scotland, Martyn Brabbins, o RedNote Ensemble, a Glasgow New Music Expedition, Garth Knox, Zilan Liao e o Ensemble Modern, da Alemanha. É graduado em composição pelo Royal Conservatoire of Scotland e entre os prêmios que recebeu, destacam-se: Dinah Wolfe Memorial Prize for Composition (2014); Scottish Opera’s Opera Sparks Competition (2016); the Patron’s Prize for Composition (2017); the BBC Scottish Symphony Orchestra Composition Club Prize (2017); the Harriet Cohen Memorial Music Award (2018). Também foi indicado para o primeiro Scottish Awards for New Music (2017). Residências que participou como bolsista incluem: Banff Centre for the Arts and Creativiy (CA, Alberta, The Creative Gesture: Collective Composition Lab for Music and Dance) e Skammdegi Residency and Festival (IS, Olafsfjördur).

 

Sobre a Residência Corpos Abertos / Open Bodies Residency

A residência Corpos Abertos (Open Bodies Residency) é um programa especial concebido em conjunto pela Despina e The Fruitmarket Gallery, com o apoio do British Council e do Creative Scotland. O programa compreende uma residência com duração de 1 mês, que será realizada na Despina, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018, reunindo artistas locais e da Escócia que trabalham com performance e cujas práticas envolvem gênero ou sexualidades. Nesta primeira edição, foram selecionad_s _s artistas brasileir_s Miro Spinelli e Vinícius Pinto Rosa + _s artistas escoceses Henry McPherson e Stephanie Black-Daniels, que irão ocupar nossos ateliês de residência para desenvolver seus projetos e participar de uma série de eventos e atividades, que incluem conversas, oficinas e compartilhamento de processos e experiências com o público.

 

Crédito da imagem
Foto:  Nicolas Cotienne
(Na imagem, Henry McPherson, à dreita; Maria Donohue, ao centro)
METRIC, Glasgow 2018
Cortesia do artsta

 

combo_partners_openbodies