Jugador como pelota, pelota como cancha

Exposições anteriores
25.05.2016 - 24.06.2016

Manuel Casanueva e “Los Torneos”

Organização: Felipe Mujica
Abertura: 25 de maio, 19:00
(dentro da programação da SAARA NIGHTS)
Exposição segue em cartaz até 24 de junho
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas
Entrada gratuita

“Los Torneos” é o nome de um jogo criado e desenvolvido pelo arquiteto e professor Manuel Casanueva, junto com alguns colegas e estudantes da Escola de Arquitetura da Universidade Católica de Valparaiso (Chile) entre 1974 e 1992. Concebido como um exercício lúdico e coletivo, sua estrutura (espaço, equipamentos, regras e artefatos) buscava gerar diferentes situações de interação corporal e espacial, com ênfase na casualidade e improvisação. A exposição que chega à Despina | Largo das Artes reúne uma documentação (fotos e vídeos) de alguns “torneos” selecionados, bem como imagens dos cadernos de estudo de Casanueva. Ambos, imagens e documentação, são exibidos pela primeira vez no Brasil.

Acompanha esta mosta uma re-edição da publicação “Jugador como pelota, pelota como cancha”, editada e ilustrada por Felipe Mujica. Impressa em risografia e com uma capa de seda, esta é a terceria edição de um total de 100 exemplares, reunindo imagens e textos descritivos de cada “torneo” (escritos por Manuel Casanueva – em espanhol e inglês). Uma quantidade limitada desta publicação estará à venda na noite de abertura.

Esta exposição só foi possível graças ao apoio de:
Despina | Largo das Artes, Marcio Botner, Pablo León de la Barra, Bernardo José de Souza, Archivo Historico José Vial Armstrong, Escola de Arquitetura e Design, Universidade Católica de Valparaiso, DIRAC, Ministério das Relações Exteriores (Governo do Chile), Ximena Iommi, Olivia Casanueva, Sylvia Arriagada e Esmeralda Rodriguez.

Informações sobre a imagem acima

Alunos e professores reunidos antes (ou depois) do “torneo” CARRERA A CIEGAS, 1974, Sporting, Viña del Mar, Chile. Crédito: Arquivo Histórico José Vial Armstrong, Escola de Arquitetura e Design, Universidade Católica de Valparaíso, Chile.

Galeria de Fotos