Cine Clube Despina especial apresenta: “A 13ª Emenda”

Acontece
Sexta, 22.06.2018

Arte e Ativismo na América Latina – ano III

Para esta edição especial do Cine Clube Despina, convidamos todxs para a exibição de “A 13ª Emenda”, aclamado documentário da cineasta norte-americana Ava DuVernay, em que estudiosos, ativistas e especialistas em política procuram analisar o percurso que vem construindo formas de escravidão contemporânea nos Estados Unidos, articuladas com os programas de segurança pública e os circuitos econômicos.

A exibição desse filme é um convite para os presentes pensarem as relações do contexto norte-americano com o cenário brasileiro, junto com as artistas e pesquisadoras Luciane Ramos (Revista Omenelick 2º Ato) e Renata Codagan (Universidade das Quebradas), que participam de uma roda de conversa logo após a projeção.

Este evento faz parte das atividades da residência que a artista pernambucana Ana Lira está desenvolvendo na 3ª edição do Arte e Ativismo na América Latina, um projeto da Despina realizado em parceria com o Prince Claus Fund.

Esperamos vocês a partir das 18h30! Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

***

SINOPSE DO FILME

O título do extraordinário documentário de Ava DuVernay se refere à 13ª emenda à Constituição dos Estados Unidos, que afirma que “não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”. A progressão da segunda cláusula da emenda aos horrores da criminalização em massa e à crescente indústria penitenciária norte-americana é retratada por DuVernay com incrível lucidez. Através de uma poderosa mistura de imagens de arquivo e testemunhos de uma variedade de ativistas, políticos, historiadores e ex-detentos e detentas, DuVernay cria um trabalho de extrema importância histórica.

***

SOBRE AS CONVIDADAS

LUCIANE RAMOS é antropóloga, bailarina, pesquisadora, gestora de projetos no Acervo África (SP) e uma das integrantes do corpo editorial da revista Omenelick 2º Ato. Doutora em Artes da Cena e mestre em antropologia pela UNICAMP, atua nas áreas de artes da cena, estudos africanos e educação.

RENATA CODAGAN é arte-educadora, membro da equipe do Instituto de Artes Tear desde 1996, onde coordena os projetos de mediação de leitura. É integrante do grupo de coordenação da Universidade das Quebradas / UFRJ. Presta consultoria para instituições e projetos sociais que atuem com educação, arte e cultura.

***

SERVIÇO

Cine Clube Despina especial apresenta: “A 13ª Emenda” (Ava DuVernay, EUA, 100′, 2016) + roda de conversa com Luciane Ramos e Renata Codagan 
Quando: sexta-feira, 22 de junho
Horário: a partir das 18h30
Local: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Entrada gratuita – Classificação indicativa: 16 anos 

ARTE E ATIVISMO NA AMÉRICA LATINA é um projeto da Despina, realizado em parceria com a organização holandesa Prince Claus Fund, que se estende por três anos (2016, 2017 e 2018). A cada ano, um tema norteia uma série de ações que incluem ocupações, oficinas, conversas, projeções de filmes, exposições, encontros públicos com nomes importantes do pensamento artístico contemporâneo e um programa de residências artísticas. Nesta terceira edição (2018), o projeto tem como tema “DISSENSO E DESTRUIÇÃO” e acontece entre maio e junho. Mais informações, por aqui.