Cine Clube Despina apresenta: “A Gis” e “Laura”

Acontece
Terça, 14.05.2019

Temos o prazer de convidar todxs para uma sessão dupla do CINE CLUBE DESPINA, que acontece na próxima terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 19h30.

Serão exibidos os curtas “A GIS”, de Thiago Carvalhaes e “LAURA“, de Tânia Dinis. Os dois filmes são produções recentes que dialogam com o trabalho do artista Paulo Aureliano da Mata, atualmente em residência na Despina.

Após a sessão, Paulo propõe uma conversa com o público sobre performance, body art, literatura e os múltiplos desdobramentos e cruzamentos destas categorias artísticas, levando em conta a convergência de sua vida através da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, meios pelos quais revisita as suas próprias experiências para criar conceitos e expressões originais. O artista também inclui nesta conversa a leitura de seu texto-manifesto “Eu Gisberta”.

***

SOBRE OS FILMES

“A GIS”, Thiago Carvalhaes
Brasil, 2016, Doc., 20′, Cor, M/12
Gisberta Salce foi uma mulher transexual brasileira que viveu durante anos como imigrante em Portugal. Brutalmente assassinada há dez anos, tornou-se, desde então, símbolo da luta pelos direitos transexuais. Este documentário constrói um retrato delicado, peça por peça, de uma mulher despedaçada por um mundo indiferente.

“LAURA”, Tânia Dinis
Portugal, 2017, Fic., 10’, Cor, M/12
“Laura” é um filme ensaio, ou melhor, um trabalho de pesquisa e recolha de arquivos fotográficos familiares (anônimos). A exploração da ideia da imagem, numa experiência do tempo que passou, e do tempo que não passa, numa memória que se expande no espaço, criando assim, pequenos momentos narrativos.

***

SOBRE O ARTISTA EM RESIDÊNCIA

Paulo Aureliano da Mata vive e trabalha entre Portugal e Brasil. Desde 2010, tem explorado uma série de procedimentos artísticos com ênfase na pintura expandida, mesclando a sua autobiografia com outras histórias reais e ficcionais, reunindo elementos da literatura, da cultura contemporânea, da história da arte e de mitologias de civilizações diversas. Em grande parte de suas produções, utiliza o seu corpo como sujeito e objeto por meio do recurso da tatuagem, a qual é apresentada como uma “prótese sentimental”, cuja mediação é possibilitada por dispositivos diversos, tais como o da fotografia, do vídeo e do texto. Mais informações, por aqui.

***

SERVIÇO
Cine Clube Despina: ‘A Gis” e “Laura”, seguida de conversa
Quando: terça, 14 de maio
Horário: 19:30 (a projeção terá início pontualmente às 20 horas)
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Entrada gratuita

CRÉDITO DA IMAGEM
Still do filme “Laura” (2017), de Tânia Dinis.