Carlotta Novella

Artistas em Residência
01.03.2016 - 31.03.2016

Carlotta Novella nasceu em Veneza (Itália). Vive e trabalha em Londres (Inglaterra). É graduada em Gestão da Construção, com mestrado em Arquitetura: Cidades e Inovação pela Central Saint Martins, University of the Arts London.

O trabalho de Carlotta aborda questões sócio-políticas e culturais contemporâneas através de um olhar espacial, com foco na confluência entre espaços públicos e privados. Um de seus projetos, “Bairros Industriais”, apresentou estratégias urbanas alternativas e intervenções de design para facilitar o trabalho em casa para beneficiários de programas de habitação social. Entusiasta do trabalho colaborativo, a sua prática transita por estruturas temporárias (sócio-espaciais e móveis), desenhos arquitetônicos, oficinas participativas, eventos e performances.

Durante a sua participação no Programa de Residências Despina, Carlotta pretende explorar alguns modelos de trabalho colaborativos que acontecem em espaços privados e em espaços sociais compartilhados por uma comunidade de um bairro específico do Rio de Janeiro. Tendo em vista este contexto, a artista planeja conduzir algumas oficinas no seu ateliê com o intuito de construir uma serie de objetos, ferramentas e acessórios, inspirados nas narrativas e nas necessidades das famílias que tocam seus negócios e empreendimentos a partir de um ambiente privado. Estes objetos serão eventualmente coletados em um arquivo móvel, e posteriormente doados, compartilhados e expostos pelos empreendedores locais.

Mais informações: http://carlottanovellaworks.com/

Durante o mês de março de 2016, o Programa de Residências Despina realiza um ciclo especial em parceria com a Central Saint Martins, University of the Arts London. Quatro artistas recém formadas foram selecionadas e comissionadas por meio de uma convocatória aberta conduzida pela instituição britânica para participar do nosso programa.