Worskhop com o artista Romeo Gongora

9, 11, 16 e 18.11.2016

Em parceria com a Despina, o centro de arte contemporânea Diagonale, com sede em Montreal, no Canadá, realizou uma convocatória pública que contemplou o artista Romeo Gongora com uma bolsa integral para participar do nosso Programa de Residências no Rio de Janeiro.

Durante o mês de novembro, o artista irá desenvolver sua pesquisa sobre identidade e vestuário. Uma das primeiras ações será a coordenação de um workshop gratuito, cuja proposta é a criação de uma coleção de roupas para uma sociedade utópica.

Este workshop acontece na Despina (Rua Luis de Camões, 2 – Centro) às quartas e sextas, nos dias 9, 11, 16 e 18 de novembro, das 15 às 18 horas.

Sonhos despertos: novos modelos de identidade

Os participantes deste workshop irão conceber coletivamente uma coleção de roupas para uma sociedade utópica. Algumas questões a serem abordadas: Qual é o significado de “identidade” em uma sociedade utópica? Como os cidadãos irão se vestir? Que tipo de vestuário e códigos comportamentais estes cidadãos terão acesso?

A metodologia participativa desta atividade é inspirada nas técnicas desenvolvidas por Augusto Boal no seu “Teatro do Oprimido”; na noção de consciência crítica, teorizada por Paulo Freire; e em algumas técnicas de pesquisa-ação participativa de Orlando Fals Borda.

Serviço

Workshop gratuito: “Sonhos despertos : novos modelos de identidade”
com o artista Romeo Gongora
Quando: 9, 11, 16 e 18 de novembro, quartas e sextas
Horários: das 15 às 18 horas
Local: Despina | Largo das Artes >> Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro

Sobre o artista

Romeo Gongora é um artista visual canadense-guatemalense. Sua prática envolve principalmente a participação e está baseada em uma metodologia pedagógica radical, cujo propósito é ativar a consciência humana e sócio-política. Entre algumas de suas colaborações no campo artístico, destaque para: Rencontres de Bamako (Mali), CCA – Lagos (Nigéria), Centro de Arte Torun (Polônia), Festival Belluard (Suíça), HISK (Bélgica), The Office (Berlim) e Open School East (Londres). Em 2007, participou de uma residência de dois anos no Rijksakademie Van Beeldende Kunsten (Amsterdam). Em 2009, representou o Canadá como um artista em residência na Künstlerhaus Bethanien (Berlim) e no Acme Studios (Londres), em 2016.

Mais informações
www.romeogongora.com

Crédito da imagem

Commun Commune
, workshop, “Repensando a maternidade através da criação”, por Camila Vasquez, 2015, Lac Brome (CA), co-produção: 3e Imperial, centre d’art actuel

partners_romeo_vsfinal