Verônica Vaz 

Artistas em Residência
01.06.2019 - 30.06.2019

Natural de Pelotas (RS), vive e trabalha em Porto Alegre (RS). É Bacharela em Publicidade e Propaganda pela ESPM-RS. Atualmente é pós-graduanda em “Práticas Curatoriais” pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre. É uma artista multidisciplinar que também já desenvolveu curadorias e acompanhamento de artistas. Também foi educadora da Bienal do Mercosul e assistente de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e do MAC-RS.

Seu trabalho se desenvolve principalmente nos suportes da arte performática por meio de fotografias, vídeos, registros e ações presenciais. Sua produção é marcada por questões auto-biográficas que exploram o universo feminista em co-relação com as geografias dos espaços que visita e viaja a trabalho. Suas obras são contextuais e surgem da experiência real decorrente desses deslocamentos. A geografia dos espaços, as questões culturais dos diferentes países que percorre em residências e viagens influenciam seu olhar acerca do mundo, da arte, e das questões inerentes ao universo feminino.

Durante o período de sua residência na Despina, a artista deu continuidade à sua pesquisa que tem como norte a patologia da Endometriose, uma doença iminentemente feminina da qual é portadora. Verônica decidiu investigar os estágios da doença em seu próprio corpo, os focos deixados por ela em sua memória corporal, as consequências físicas e psicológicas de conviver com essa patologia sem cura, cujo tratamento é extremamente evasivo e agressivo. Muitas mulheres sofrem com essa doença, mas muito pouco se ouve falar sobre ela e suas consequências, que compreendem dificuldades de engravidar (ou até mesmo inviabilização da gravidez), além da convivência com dores e cólicas muitas vezes insuportáveis.

Exposições individuais
Os Azuis de Verônica na Sala de Exposições Angelita Stefani, na Universidade Franciscana, Santa Maria/RS, Brasil [2018]; A Little White Chapel, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Porto Alegre/RS, Brasil [2019].

Exposições coletivas
Graças às Deusas na Perestroika e Plataforma Artkin, Porto Alegre/RS, Brasil [2019]; II Pega no Centro Municipal Hélio Oiticica, Rio de Janeiro/RJ, Brasil [2018]; Placentária no Museu de Arte Contemporânea do RS, Porto Alegre/RS, Brasil [2018]; Água Essência da Vida no Palácio do Ministério Público do RS, Porto Alegre/RS, Brasil [2018]; Mestre Reinventados na Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre/RS, Brasil [2018]; Bienal Internacional de Performance, Bogotá, Colombia [2018-19]

Residências artísticas
Afecto Societal, Curatoria Forense, Guanajuato, México [2018]; Acción/Transacción, Curatoria Forense, Buenos Aires, Argentina [2018]; ECO residência de arte sonora, Casero Residência, Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro, Brasil [2018]

Mais informações
Facebook: veronicapvaz
Website: http://www.veronicavaz.com
Instagram: @veronicavaz

***

Texto crítico, por Ulisses Carrilho

Se a investigação em torno da endometriose torna pública uma questão de ordem pessoal, da saúde do corpo da artista, é por esta mesma via que se alia à história da arte. A investigação em curso de Veronica Vaz revela uma prática recente, que tateia uma constelação de artistas que confiaram no corpo da mulher artista como plataforma de seus trabalhos. A plasticidade e uma perversidade com o próprio corpo sugerem uma constelação de artistas como Carolee Schneemann, Gina Pane, Marina Abramovic, Ana Mendieta e Orlan. Tais nomes encontraram na relação consigo mesmas um dispositivo radical para uma denúncia feminista que trazia à tona a dimensão pessoal, particular, para a esfera pública. Por meio de um questionamento da arte como instituição que se desdobra a partir da lógica patriarcal, o corpo da mulher legitima-se enquanto sujeito criador. No metro cúbico de vidro, eleito como forma a ser habitada pela artista em sua ação, ecoam em contraste as formas rígidas do minimalismo norte americano. Nos trabalhos desenvolvidos por Veronica na Despina, no entanto, uma camada sutil apresenta-se: a temporalidade. O volume de sangue coletado para a performance responde a um ano de fluxo menstrual, bem como a quantidade de pílulas antinconcepcionais reunida pela artista. O vídeo, apresentado em loop, corrobora para a hipótese de uma preocupação com a dimensão temporal do trabalho. É na repetição e no retorno que as dores apresentam-se no corpo da artista e assim são apresentados ao público.

***

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin