Trovoa

programa de residências
16.05.2022 - 27.06.2022

O Levante Nacional TROVOA é um coletivo de artistas visuais e curadoras racializadas fundado em 2017 e composto por articuladoras de nove estados do Brasil: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
TROVOA reivindica urgência na discussão sobre o sistema de arte no país, com especial atenção à visibilidade e inserção das artistas não brancas nesse circuito, e ambiciona, enquanto coletivo, evidenciar a produção não hegemônica que deriva de intersecções raciais, passando por indígenas, negras e asiáticas.
No Rio de Janeiro, o grupo tem atualmente cerca de 20 integrantes entre curadoras, pesquisadoras e artistas, que buscam evidenciar sistemas de formação em artes descentralizados, fomentar o desenvolvimento de pesquisa e produção, e criar estratégias de acesso e permanência em espaços que vão de galerias a escolas, feiras, redes sociais, centros culturais e ruas. A coletiva participa do programa de residências do projeto Zum Zum Auê – Coletiva de Coletivos, contemplado pelo FOCA – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Arte: Julia Aiz