Robert Fraher

Artistas em Residência
01.04.2019 - 30.04.2019

Vive e trabalha em Menomonie, Wisconsin (EUA). É professor associado de Design Gráfico e Mídia Interativa na Universidade de Wisconsin-Stout. Sua pesquisa explora como o design interativo e a mídia digital podem facilitar a expressão individual e o envolvimento da comunidade.

Como artista e designer, Fraher cria experiências atraentes para os usuários através da comunicação e interação. Seu trabalho explora a interatividade através de contextos estéticos imersivos e interação significativa com o usuário. O objetivo dessa exploração é permitir que as pessoas sintam o prazer que pode resultar da participação criativa.

Durante a sua residência na Despina, Fraher avançou no desenvolvimento de um projeto que sintetiza comunicação visual, design de interação, design de som e música. Este projeto é baseado em seu interesse pela cultura urbana brasileira.

Mais informações
http://www.robertfraher.com/

***

Texto crítico, por Victor Gorgulho*

A prática artística de Robert Fraher instaura-se em um peculiar território, fruto da interseção entre diferentes campos de conhecimento. Articulando arte, design e computação, o artista norte-americano investiga como estes campos de conhecimento podem ser instrumentos para questionar e reformular o status quo de determinada comunidade. Durante o período em que esteve em residência na Despina, Fraher coletou material para desenvolver, à longo prazo, dois de seus projetos. No primeiro deles, o artista propõe uma reformulação da narrativa da canção “Garota de Ipanema”. Olhada à luz do presente, a composição de Tom Jobim, letrada por Vinicius de Moraes em 1962, levanta questões ligadas a gênero e a objetificação do corpo feminino. Fraher, então, propõe uma nova versão da canção, protagonizada por uma espécie de “anti-girl” de Ipanema. Para tal, o artista coletou material fílmico e fotográfico para o desenvolvimento do trabalho, com o auxílio de diferentes mulheres que conheceu durante o período de sua residência. Em outra frente, dedicou-se a pesquisar projetos de arte e edução cujo foco esteja no benefício do entorno de determinado grupo social ou região da cidade. Em um deles, o projeto Onda Esportiva, da ONG carioca Onda Solidária, filmou crianças participantes de uma escola de futebol, material que editará e utilizará em uma de suas futuras peças interativas. Também visitou – e documentou em entrevista presente nesta edição do Senado Tomado – o projeto Lanchonete.Lanchonete, de Thelma Villas Bôas, hoje abrigado dentro do Bar Delas, bar feminista na região da Gamboa, no Centro da cidade.

O curador e pesquisador Victor Gorgulho acompanhou o processo de Robert Fraher durante a sua residência na Despina.

***

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin