Residência dentro da residência

Convocatória aberta

A artista carioca Marcela Cavallini abre convocatória para artistas mulheres (cis ou trans) participarem de forma conjunta do Programa de Residências Despina no mês de março de 2020.

Selecionada previamente pelo Programa, a artista propõe a ação “residência dentro da residência”, que consiste na participação de outras quatro artistas, uma em cada semana, no compartilhamento de poéticas durante os processos da residência na Despina.

As propostas irão integrar a mostra final da artista – Marcas D’Água – durante o evento de ateliês abertos “Senado Tomado”, previsto para acontecer no dia 27 de março (sexta), e deverão aliar a perspectiva de gênero e ativismo (das mulheres e corpas dissidentes em seus trabalhos).

Podem acontecer em linguagens múltiplas: performáticas, videoarte, fotografia, poesias, arte têxtil, gráfica, entre outras, desde que seja possível seu desenvolvimento e permanência no local. Como critério de seleção, a escolha por artistas que já trabalhem conceitos e contradiscursos de gênero e suas intersecções históricas em seus processos, além da afinidade e confluência com o tema da mostra Marcas D’Água.

Cada encontro produzido nessa vizinhança poderá resultar numa obra da dupla, inserção de um trabalho individual para integrar a mostra e/ou uma outra proposta que marque o “e” nesse processo.

Interessadas deverão enviar para o email pornosascorpas@gmail.com uma carta (sucinta) de intenção, CV e escolher um dos 4 períodos de trabalho:

* 2/03 a 06/03
* 9/03 a 13/03
* 16/03 a 20/03
* 23/03 a 27/03

Prazo final para envio das inscrições >> sexta, 21 de fevereiro

Observação: Não há custos para a participação nessa residência; caso artistas de fora da cidade do Rio de Janeiro sejam selecionadas, haverá possibilidade de hospedagem na casa da artista durante o período escolhido.