Programa de Intercâmbio – British Council

Projetos
2017 - 2018

British Council selecionou um projeto de colaboração entre a Despina e a Fruitmarket Gallery (localizada em Edimburgo, Reino Unido) para participar do seu Exchange Programme – Programa de Intercâmbio em 2017/2018.

Este programa incentiva a colaboração através da troca de conhecimentos e melhores práticas para o desenvolvimento do setor cultural, fornecendo recursos às instituições para promover a capacitação das equipes de profissionais e aumentar a compreensão intercultural, resultando em parcerias.

British Council buscou candidaturas interessadas no intercâmbio mútuo de profissionais de instituições do Brasil e do Reino Unido, permitindo que os selecionados desenvolvam uma residência com a instituição parceira ou universidade por um período mínimo de duas semanas e máximo de um mês. Foram mais de doze projetos colaborativos contemplados; conheça as demais organizações selecionadas por aqui.

1ª FASE

The Fruitmarket Gallery > Despina

A primeira fase do Programa de Intercâmbio do British Council aconteceu em setembro de 2017, com a chegada de Iain Morrison ao Rio de Janeiro. Iain é gerente de empreendimentos da The Fruitmarket Gallery, responsável pela atividade comercial e pelas ações multi-plataformas da instituição. Durante o período em que esteve no Rio de Janeiro, Iain acompanhou praticamente todas as atividades realizadas pela Despina, em especial o projeto Arte e Ativismo na América Latina, que conta com o suporte do Prince Claus Fund.  Aqui emerge o interesse da The Fruitmarket Gallery em compartilhar as suas experiências na esfera da arte e da política, além de identificar formas com que recebemos públicos marginalizados (migrantes, população LGBT, etc.) e de que maneira respondemos às suas expectativas. Nesse sentido, a vivência de Iain no dia-a-dia da Despina foi de extrema relevância para a sua compreensão do atual contexto político brasileiro, tendo como referência o circuito de arte independente da cidade.

Iain também visitou outras instituições e espaços de arte no Rio de Janeiro, tais como: Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ArtRio Feira Internacional – Marina da Glória, Athena Contemporânea, Casa Museu Eva Klabin, Solar dos Abacaxis, Projeto FOZ, Galeria Nara Roesler, Fabrica Behring, A Gentil Carioca, Capacete, Galpão Bela Maré e Carpintaria. Além disso, visitou ateliês de importantes artistas locais – Laura Lima, Cadu, Marcos Chaves, Carlos Zilio – e também participou de encontros com curadores – Pablo Leon de la Barra (MAC), Pablo Lafuente (freelance, previously São Paulo Biennial), Bernardo da Souza (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre), Ulisses Carrilho (Parque Lage), Luiza Mello (Galpão Bela Maré) e  Julia Baker (MAR).

Na sua última semana no Rio, aconteceu uma noite especial de conversas na Despina, que também contou com a participação do curador Victor Gorgulho e do artista Cristiano Lenhardt.  Durante o evento, Iain apresentou as ações da The Fruitmarket Gallery para o público e compartilhou a sua experiência na organização de eventos ao vivo que ocorrem em torno dos projetos expositivos da instituição. Também falou sobre o seu interesse particular no nosso projeto Arte e Ativismo na América Latina, bem como sobre a sua experiência no Programa de Intercâmbio do British Council. Ao final, recitou um poema. Vale destacar que Iain também é músico e poeta; atualmente está escrevendo uma série inspirada em conversas realizadas em galerias de arte e que responde à maneira como nos agrupamos e aprendemos através da participação na vida de um espaço. Este projeto faz parte de uma residência que ele participa na Galeria John Hansard, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)

2ª FASE

Despina > The Fruitmarket Gallery

A segunda fase do Programa de Intercâmbio do British Council aconteceu em dezembro de 2017 com a visita da diretora artística e de projetos da Despina, Consuelo Bassanesi, à The Fruitmarket Gallery, localizada em Edimburgo (Reino Unido). A participação da Despina nesse intercâmbio priorizou duas frentes de interesse: (1) imersão no funcionamento e conceito da The Fruitmarket Gallery, com conversas sobre parcerias possíveis e (2) entendimento da cena cultural e artística escocesa, especialmente relacionada a espaços independentes ou geridos por artistas. Uma serie de visitas a espaços independentes, galerias e instituições foi realizada durante a estadia em Edimburgo. Além dessa agenda de visitas, foi central acompanhar o dia-a-dia e a dinâmica da The Fruitmarket Gallery.

As trocas e os encontros são importantes para a Despina e têm sua força justamente na rede que se cria, nas pontes entre lugares e iniciativas que permanecem como possíveis parceiros e colaboradores para além do tempo de intercâmbio. Muito se realiza em rede nesse meio independente e ampliar conexões é essencial.

Galeria de fotos (navegue pelas setas na horizontal)