Prêmio Foco Bradesco Art Rio anuncia os três artistas selecionados da edição 2018

Notícias

O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que chegou à sua sexta edição, apresentou os artistas selecionados em 2018: Aline Xavier, Ana Hupe e Paul Setúbal. Os três irão receber como prêmio a participação em residências artísticas em reconhecidas instituições nacionais e internacionais. Os artistas também expuseram seus trabalhos em um stand especial na ArtRio deste ano.

A premiação dos artistas aconteceu no último dia 27 de setembro, durante a feira de arte na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Os três receberam bolsas para se dedicarem exclusivamente às suas pesquisas durante os períodos de residência.

As residências do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio em 2018 são:

  • Rio de Janeiro – Residência Despina
  • Salvador – Residência SACATAR
  • Havana (Cuba) – Residência Artista x Artista

A seleção dos vencedores é feita por um Comitê Curatorial independente com a direção do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira, e representantes de cada uma das instituições parceiras.

O artista goiano Paul Setúbal foi escolhido para participar do nosso programa de residências em 2019, em data a ser confirmada. A sua pesquisa se desenvolve por meio de múltiplas linguagens, como pintura, desenho, objeto, vídeo, fotografia, instalações e performances. Sua prática tem como eixo as problemáticas do corpo na sociedade contemporânea, seu uso, controle, relações de abuso e poder. Seja muito bem-vindo à Despina, Paul!

paul_setubal_low

Da esquerda para a direita, Bernardo Mosqueira (Curador do Prêmio Foco Bradesco ArtRio), Consuelo Bassanesi (Diretora da Despina) e Paul Setúbal (artista goiano premiado nesta edição de 2018) durante cerimônia de premiação na Marina da Glória (27.09.2018).