Prazer é Poder – O Corpo como Plataforma de Prazer

Nesta semana

Nesta quarta, dia 8 de junho, o 1º Programa PRAZER É PODER dará seguimento às suas ações reunindo Bruno Cuiabano e Catarina Saraiva para a conversa “O Corpo como Plataforma de Prazer”.  Contamos com vocês a partir das 20:00. A entrada é gratuita.

Sinopse do encontro

Ócio sempre foi visto pela sociedade capitalista como um espaço de improdutividade e, portanto, a evitar. As alegres tribos capitalistas professam a maravilha do individualismo e do self-made man. Tudo o que quisermos podemos ter! Porém… com alguns custos: nunca parar de produzir e assumir que a brutalidade pode ser um meio para um fim. A sociedade capitalista, portanto, incentiva a distância entre cada um e o rendimento produtivo. E se assumirmos que o mundo funciona melhor de outra forma? Se propusermos que a improdutividade e o carinho são as maiores forças contra-cultura do capitalismo? E, nesse sentido, o que nos dá mais poder enquanto seres vivos?

Bruno Cuiabano e Catarina Saraiva propõem uma experiência de ociosidade, uma festa de carinho que seguirá regras de um jogo, que permita aos participantes encontrar a essência do pensamento e da prática que não leva a lado nenhum mas que ajuda à criação de energias positivas.

Propõem uma experiência coletiva onde cada participante assume o papel de performer e entra num espaço de ócio, onde corpo e mente têm que estar presentes, ativos e disponíveis. A proposta é uma festa de carinho, onde também se exige uma análise crítica sobre a disponibilidade do toque ou não-toque, dos limites mentais e corporais de estar com o Outro. O desafio é lançado a partir do momento em que os performers/participantes entram na festa. Através do jogo, cria-se uma zona autônoma temporária e solicita-se a participação de todos numa experiência que pretende libertar corpo e mente através de ações carinhosas, amorosas, eróticas e sexuais. E ao mesmo tempo, ativar a mente sobre a sua relação com estes conceitos: o que é carinho, amor, erotismo e sexo?

Numa ação performática de ativação da consciência individual e coletiva, a ficção pode comer a realidade. Mas o contrário também e fazer viver a ideia de que realidade é ficção. Onde se estabelecem as fronteiras entre o possível e o impossível quando entras num espaço de performance? O que significa libertar o corpo da mesma forma que libertas a mente? Durante um tempo definido, assume-se um espaço de permissão e limitação, onde todo o poder é dado à vontade e liberdade de cada um.

Para participar, traga a sua canga e uma pequena luminária. 😉

SERVIÇO

1º PROGRAMA PRAZER É PODER
“O Corpo como Plataforma de Prazer”
(com Catarina Saraiva e Bruno Cuiabano)
Local: Despina | Largo das Artes
Horário: 20:00
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro
Rio de Janeiro, RJ
(metrô mais próximo: Uruguaiana)
Entrada gratuita

***

Catarina Saraiva é curadora, produtora e investigadora de artes cênicas. Dirigiu o festival alkantara em Lisboa, o festival Panorama, no Rio de Janeiro e desenvolveu projetos de curadoria e investigação em várias cidades entre Europa e América Latina. Atualmente, é curadora da plataforma internacional de artes cênicas Movimiento Sur, sediada no Chile. Em paralelo desenvolve distintos projetos de curadoria, assessoria artística e apoio dramaturgista a artistas e organizações entre Europa e América Latina, dois continentes onde se desdobra profissional e emocionalmente. O foco de trabalho de todas estas colaborações e projetos assenta na importância do diálogo igualitário entre curador e criador e no desenvolvimento do discurso crítico artístico para uma melhor compreensão da sociedade.

Bruno Cuiabano é especialista em Análise Institucional e Esquizoanálise pelo instituto Felix Guattari e especialista em Acupuntura pelo Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, com formação profissionalizante em Teatro pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado. Desenvolveu trabalhos de investigação e apresentações de obras artísticas nas áreas de Teatro, Dança Contemporânea e Performance como intérprete-criador e preparador corporal. Tem percurso de investigação na filosofia tântrica e trabalha com o método da Massagem 5 Elementos desenvolvido por Miho Mihov e Jayanatha Devidasi. Coordenador de grupos de estudo com os temas: sexualidade, relações de gênero e paradigmas não-monogâmicos de relacionamento amoroso.

***

Mais informações sobre o programa e o calendário dos encontros e ações, por aqui.