Performance / Maiêutica com Raquel Mützenberg

Acontece
Terça, 04.07.2017

Arte e Ativismo na América Latina – ano II (2017)

Seguindo com a programação paralela da exposição “Os corpos são as obras” – em cartaz na Despina até 4 de agosto -, convidamos todxs para a performance “Maiêutica”, com Raquel Mützenberg, que será realizada na próxima terça-feira, dia 4 de julho, a partir das 16 horas, no Largo São Francisco (centro histórico do Rio de Janeiro, coladinho à Despina).

Cheguem um pouco mais cedo, concentramos na Despina e descemos todxs para a praça.

Maiêutica: Performance de rua com formas animadas. Partejar de ideias que compõem um corpo-matéria que se desdobra antropofagicamente.

Maiêutica é um partejar de ideias. Ideias que compõem um corpo-matéria que se dobra e desdobra, atualiza e condensa as fisicalidades e a plasticidade de seres em cena. O corpo é recurso material e plástico que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir.

O processo Maiêutica é uma tentativa de “re-parir-se”, de renascer de si mesma. O material cênico foi coletado a partir do contato com gestantes, parturientes, doulas, notícias jornalísticas e discussões de grupos sobre parto humanizado, violência obstétrica e misoginia. A investigação iniciou como uma pesquisa acadêmica e se desdobrou em intercâmbios com artistas de distintas áreas, prevalecendo o diálogo interdisciplinar durante sua construção.

Raquel Mützenberg investiga performance, formas animadas e corpo. Se permite afetar pela subjetividade coletiva para criar a partir de técnicas do teatro de formas animadas. Pensa a cena a partir de um devir-corpo que é suporte e matéria para os seres que cria, gerando visualidades em estranhamentos ao borrar o limite entre o corpo e a matéria. Aprofundou suas investigações cênicas durante pesquisa de mestrado realizada entre 2014 e 2016 no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT).

SERVIÇO

Performance / Maiêutica, com Raquel Mützenberg
Quando: terça-feira, 4 de julho
Horário: das 16 às 17 horas
Local: Largo São Francisco – Centro

Fique atentx ao restante da programação da exposição “Os corpos são as obras”.
Para mais informações, clique aqui.