Per Brunskog

Curadores em Residência
01.10.2019 - 30.11.2019

Nascido na Suécia, vive e trabalha em Copenhague (Dinamarca). É artista, curador, historiador da arte e construtor de barcos.

Como curador, seu interesse é promover uma maior abertura para os artistas e para o público no que compete à interpretação dos conteúdos abordados em seus projetos. A fruição aqui deve seguir um caminho desmistificador, de forma que o tema de uma exposição, por exemplo, estabeleça mais incertezas do que certezas.

Como escritor, trabalhou como crítico e autor de ensaios sobre artistas contemporâneos para uma enciclopédia sueca. Em ambas as formas de escrita, procura mergulhar na sistemática que o artista individual estabelece para a sua prática e transmiti-la ao leitor de uma maneira descomplicada e compreensível.

Dois anos atrás, terminou seu maior projeto de escrita – The Glorius Ways of Unproductivity -, um livro baseado em 50 obras do grupo Fluxus e do artista de intermídia Eric Andersen. Este projeto foi criado em estreita colaboração com o próprio Andersen e é mais um trabalho artístico do que uma biografia. O livro assume a forma de um livro didático para todos os níveis de ensino, sobre como usar uma variedade de materiais e mídias na criação de diferentes formas de expressão.

Durante a sua residência na Despina, Per deseja encontrar artistas locais para apresentar a um público escandinavo por meio de dois projetos:

1) “A Última Exposição do Mundo” – o pano de fundo aqui é a retórica apocalíptica usada tanto pela direita quanto pela esquerda e que transborda as imagens da mídia que nos são servidas todos os dias: terrorismo, catástrofes ambientais, pandemias, o risco iminente de colapso econômico, etc. A primeira parte desse projeto resultou em uma exposição de vídeos; a ideia agora é dar continuidade e incluir todas as formas de expressão, como uma festa pré-apocalíptica.

2) Uma segunda ideia é explorar a arte “auto-adaptada”, uma forma de arte que é muito rentável para ser exibida em instituições de arte e museus e que leva o público a se fotografar na frente das obras e depois compartilhar as fotos nas mídias sociais, criando assim uma promoção gratuita para a exposição.

Outra frente da pesquisa de Per diz respeito a um projeto incipiente e que vincula a sua prática como construtor de barcos à sua prática como artista e escritor. Para isso, pretende estudar as tradições dos diferentes barcos de madeira brasileiros.

Mais informações
http://www.perbrunskog.info

Galeria de Fotos
em breve