Matei Vogel

Artistas em Residência
01.11.2019 - 30.11.2019

Vive e trabalha em Zurique, Suíça. Estudou música na Academia de Belas Artes de Zurique e sua paixão pelas artes visuais surgiu em Florença (Itália), onde teve encontros inspiradores com artistas locais. Ao visitar uma exposição sobre o movimento Vorticista – realizada em 2011 no Museu Guggenheim de Veneza –  conheceu as obras do artista francês Henry Gaudier Brzeska, que acabou se tornado uma forte influência e inspiração para o desenvolvimento da sua prática como artista.

Em 2016, Vogel começou a trabalhar em um ateliê localizado em um antigo complexo industrial em Zurique, onde pôde mergulhar em um período intenso de trabalho e pesquisa.  A sua primeira exposição individual, “Notes From the Underground” (Notas do Subterrâneo), realizada em 2017 em Zurique, apresentou uma série de pinturas abstratas intuitivas. Desde então, o artista tem participado de exposições em outros espaços de destaque na cidade. Em 2018, foi premiado durante um salão de artes na Galeria Onishi, em Nova York (EUA). Em 2019,  apresentou trabalhos em Veneza, no Misericordia Archives, e na Bienal de Londres.

Em sua prática, Vogel busca revelar a existência do subconsciente, transpondo-o em pinturas. Para ele, o ato de criação é como uma performance de improviso guiada pela expressão de emoções rítmicas. Também acredita que a inovação só pode ser alcançada pela qualidade e sinceridade das suas convicções pessoais. Todo começo de uma nova obra é, portanto, o começo de uma expedição ao eu interior e a revelação de uma emoção, beleza, ancestralidade e talvez uma resposta à vida moderna.

Mais informações
www.mateivogel.com

Galeria de Fotos
em breve