Mariana Sameiro

Artistas em residência
01.08.2017 - 31.08.2017

Portuguesa, vive e trabalha em Londres. Sameiro é uma artista e designer multidisciplinar, mestra em Comunicação Visual e graduada pelo Royal College of Art (Londres, Reino Unido), onde atualmente é professora visitante.

Sua prática artística investiga a nova época geológica conhecida como “Antropoceno” e o impacto que a humanidade exerce sobre a Terra. O Antropoceno pavimenta um caminho em que um tipo de material híbrido se destaca, por meio da combinação do orgânico e do inorgânico e da justaposição entre o homem e a natureza. Sameiro explora e traduz essas idéias, permitindo que geologia e arqueologia futuras tornem-se narrativas da cultura humana.

Além de sua prática pessoal, ela trabalhou como curadora independente, organizando exposições sobre utopias e distopias, bem como sobre ambientes digitais e físicos. Os shows que organizou ocorreram em Londres, Berlim, Lisboa e Ithaca (Grécia).

Durante a sua residência na Despina, Sameiro buscou nos desastres naturais e nas violações geológicas um ponto de partida para um possível cenário futuro. Um cenário em que novos fósseis surgem como conseqüência do aumento de resíduos. Tomando isso como referência, a artista desenvolveu algumas pesquisas visuais para uma instalação/escultura e alguns objetos. A artista também ministrou um workshop gratuito com os alunos do coral “Uma Só Voz”, no Museu do Amanhã, localizado na região portuária do Rio de Janeiro. Nesta atividade, os participantes puderam conceber objetos em conexão com os “fósseis do futuro” pesquisados pela artista e que ocuparam um espaço no seu ateliê durante a mostra final.

Mais informações
marianasameiro.com
marianasameiro@gmail.com
instagram: marianasameiro
twitter: @MarianaSameiro

Galeria de Fotos (navegue pelas fotos na horizontal)